Como fazer um bullet journal


Ohayou, sapinhos! ^^ Eu tinha prometido postar hoje, e estou a sacrificaro meu último dia de férias para o fazer - até porque o tema do post é ambicioso e eu teria adorado encontrar um masterpost assim tão completo antes de fazer o meu próprio Bullet Journal - BuJo para abreviar. Tenho duas secções principais: a primeira diz respeito ao conteúdo e estrutura de um bullet journal - a segunda fala sobre como deixar o vosso BuJo bonitinho ou, melhor ainda, aesthetic ;) Claro que a primeira coisa dita após o ler mais é uma explicação sobre o que são bullet journals e como é que foram criados.

{Editado dia 19: eu tinha escrito esta introdução no domingo passado - perdi muito tempo a organizar as minhas imagens do bujo pa ser fácil selecionar as melhores para colocar no post, daí só postar hoje - e entretanto consegui ir para a turma dos meus melhores amigos, so dw ^^ As aulas estão uma correria, pelo menos para quem quer apontar tudo em condições}

Já agora, eu pensei em contar como fiquei desanimade ao descobrir que não fiquei na mesma turma do Bruno do Pedrinho, os meus dois melhores amigos, mas entretanto decidi encrar isso como uma hipótese para voltar a ser independente deles e chegar ao estágio com mais confiança. Sim, eu posso apanhar alguns colegas de trabalho de merda, mas também pode correr tudo bem e, seja como for, no trabalho não poderei escolher com quem é que faço equipa. Então sim, estou razoavelmente confiante ^^ 

Decidi que até ao Iberanime - que é lá para o fim de outubro - vou fazer uma "dieta", nada que me vá fazer passar fome, mas aquele tipo de dieta saudável que consiste apenas em cortar ao pão e aos doces. Já comecei e sinto que vou conseguir sem grande sofrimento - ter pouco apetite tem essa vantagem. Eu estou a a fazer isto para emagrecer a parte interna das coxas  - há estudos que dizem que não há exercícios físicos capazes de emagrecer apenas essa zona e a maioria dos exercícios para as pernas apenas permite ganhar músculo, para emagrecer é preciso mesmo fazer uma dieta por todo, então eu quis complementar os exercícios que já fazia com isso. Porquê que só quero emagrecer as pernas até ao Iberanime? Porque quero fazer um cosplay da Phos, de [houseki no kuni], e eli tem as pernas muito magrinhas xD Motivo idiota, mas ei, foi o que me fez começar a fazer ginástica, e se consegui integrar isso na minha rotina, acredito que a dieta também é viável. Mas idealmente eu irei mesmo habituar-me a comer menos porcarias, apesar de não ter de cortar completamente - afinal, o glúten do pão é o que mais faz engordar nas pernas, e o açúcar é praticamente uma droga, portanto eu gostava de conseguir fazer o famoso [desmame]. 

O que é um BuJo?
Um bullet journal é um "diário em tópicos", ou seja, uma mistura entre diário, agenda e planner/to-do list. Foi criado por Ryder Carroll para se desenrascar quando descobriu que tinham dificuldades de aprendizagem, e isso serve para provar que, por um lado, ter um BuJo não é uma coisa só para mulheres (uma ideia muito propagada) e, por outro, que não é uma coisa só para pessoas able-bodied. Pelo contrário. Pode ser feito manualmente ou digitalmente, pela pessoa que o vai usar, e pode ser construído ao longo do tempo, sendo portanto único e ajustável às necessidades de cada um. 

Sugestões de páginas

Extras

Páginas iniciais:
  • Texto introdutório» Eu gosto de ter um texto introdutório disposto de forma criativa a indicar para quê que serve o BuJo. Mas isto é dispensável, e podem escrever o que quiserem, nem que seja um poema ilustrado.
  • Dados» Nome/apelido/nickname, Data de nascimento, Ocupação, Contactos para o caso de se perder
  • Chave» Algo que esclarece o sistema de bullet points, ou seja, que diz que símbolo será utilizado para indicar uma checklist, que uma tarefa foi adiada ou adiantada, indicar pontos sem checklist, indicar subtópicos... As imagens falam por si,e podem inventar o vosso próprio sistema (incluindo através de color coding), mas também podem copiar o sistema do [site oficial].
  • Outros» Há quem goste de destacar certas páginas que eu pessoalmente coloco na secção dos interesses, como objetivos de vida (ou outros mais concretos), descrição física ou da personalidade, gostos...

Páginas inspiracionais: Não tenho muito a dizer, só imagens adicionais às que apresento na secção "Como deixar agradável", para se inspirarem de forma a conseguir um BuJo mais criativo e aesthetic.
Podem imprimir e ter no próprio BuJo para o caso de bloqueios criativos.


Material útil: Uma página (ou várias) que são usadas para guardar material que poderá ser colado ao longo do BuJo, conforme necessário. Por exemplo, fitinhas, autocolantes, post-it, fotos, molduras, envelopes... aliás, essas coisas podem elas próprias ser guardadas em envelopes colados à página, para separar.


Planners

Agendas: Há vários tipos de agendas, e infinitas estruturas para cada uma. Por exemplo, há agendas... 
  • Anuais» onde há um espaço para cada mês onde é possível apontar acontecimentos previstos em cada um deles.
  • Mensais» basicamente um calendário do mês onde vocês apontam os acontecimentos marcados, tendo um espaço relativament pequeno para cada dia.
  • Semanais» onde todos os dias do ano têm espaço para fazer uma checklist, e que podem ser usadas para apontar os acontecimentos marcados, sim, mas também para fazer to-do lists diárias. 

Também há quem divida entre future logs e backlogs. Os primeiros servem para anotar os acontecimentos futuros - sendo que muita gente os equaciona a agendas anuais [exemplo com as várias estruturas possíveis] - e os segundos para acontecimentos passados, ou seja, as ditas checklists que as pessoas escrevem no passado e marcam quando os tópicos forem concretizados, ou seja, praticamente as agendas semanais. Sinceramente, eu considero essa distinção inútil, até porque para mim basta um tipo de agenda. Eu só uso as semanais, mas a escolha depende do nível de detalhe com que alguém pretende organizar-se.


Outros planners: Há quem separe tipos de eventos específicos dos restantes acontecimentos, por exemplo, tendo uma página só para apontar aniversários, idas ao médico ou agendamentos escolares.


Trackers

É algo que eu adoro ter, embora seja muito trabalhoso. Os trackers servem essencialmente para anotar "rotinas", hábitos, e a frequência com que são cumpridos. Sugestões de trackers:
  • Líquidos/Água» Para apontar a água que se bebe todos os dias. Há quem faça disso um tracker mensal para poder apontar exatamente a quantidade de água ingerida, como na primeira imagem abaixo, e há quem faça um tracker anual, onde tem um quadradinho para todos os dias do ano que pinta ou faz check se tiver bebido a quantidade que estabeleceu como necessária. Eu sinceramente faço um misto: o meu tracker é anual - porque mensais dão muito trabalho - mas nos quadradinhos todos, para além de pintar ou não, escrevo um número correspondente à quantidade de água que bebi, que eu sei através de uma app no telemóvel.
  • Menstruação» De novo, um tracker anual, ou seja, temos uma tabela de dupla entrada com os meses e dias de cada mês, e em cada quadradinho faz-se o registo do dia. A maioria das pessoas não se limita a pintar/fazer check nos dias em que esteve com o período - em vez disso, usa um sistema de color-coding para pintar os quadradados de cores diferentes para sangramento leve, normal e pesado. Também podem aproveitar o espaço que sobrar na folha (se não fizerem quadrados mt grandes, vai mesmo sobrar espaço) para indicar em que datas tiveram tpm, dores... E como uma das vantagens do BuJo é a sua flexibilidade, ainda podem aproveitar paa apontar outras coisas que considerem úteis, ou criar o vosso próprio sistema de apontamento.
  • Desporto» Para apontar quanto é que se faz desporto, pode ser um tracker anual (se calhar com color-coding para indicar o tipo de exercício físico realizado) ou mensal, caso se queira inserir mt detalhe. Algumas pessoas aproveitam o resto da página para anotar o peso que têm no começo de cada mês, ou o peso inicial e o peso que desejam ter no fim do ano. Também podem indicar outras coisas que motivam a fazer desporto sem ser a perda de peso - uma vez vi um post no pinterest que indicava, entre outras razões mais do que válidas para fzer exercício, "outrun the patriarchy" ;)
  • Social» Outro tracker anual, serve para indicar através de color-coding se se socializou com amigos, família, colegas, estranhos, amigos online... o que quiserem. E como é possível socializar com vários tipos de pessoas num dia só, podem sempre dividir os quadrados diários para permitir pintar com mais do que uma cor. 
  • Saúde» Eu uso para indicar quando é que vou ao médico, com color-coding para indicar a causa: se é rotina, alguma dor, exames, análises... No espaço que sobrar, podem indicar de quando a quando é que têm de tomar um certo medicamento, e fazer uma checklist para isso  embora esse possa ser um tracker separado, dependendo de quantos medicamentos tomam e com que regularidade. Também podem aproveitar o resto do espaço para indicar que dores é que sentiram e a data/intervalo de tempo, ou outras informações que considerem relevantes (tipo sanguíneo, alergias, doenças, dificuldades físicas ou mentais...)
  • Self-care» Não é tanto algo que me interesse, mas há quem use para aponar quando é que fez esfoliação, depilação, colocou cremes, tomou um banho demorado ou especial, fez massagens... Imagino que um tracker anual com color-coding sirva.
  • Sono» Eu usei um tracker anual que é uma junção de vários trackers mensais. Explicando: Os trackers mensais normalmente são uma forma de indicar, para cada diz do mês, o intervalo de horas que se dormiu - ou seja, numa entrada temos o dia e na outra temos as horas do dia, e a pessoa pinta as horas em que dormiu. Os trackers anuais podem ser usados para pintar através de color-coding se se dormiu 8 horas, menos ou mais, ou então ter um intervalo de horas para cada cor - mas não permitem indicar a que horas uma pessoa se deitou e acordou. S´que eu vi um esquema mensal circular, e achei que conseguia fazer 12 círculos desses na mesma folha. Consegui mesmo ^^
  • Limpezas» Eu só vi uma pessoa a fazer um tracker assim, mas achei genial para uma pessoa saber quão em dia é que a limpeza da casa está. Ela arranjou maneira de conseguir aompanhar as limpezas que devem ser feitas diariamente, semanalmente, a cada duas semanas, mensalmente, a cada semestre e anualmente. Se quiserem saber como, é só ver em baixo. Não é algo que eu esteja a usar, mas imagino que seja útil para pessoas que vivam sozinhas e tenham de tratar da casa por conta própria. 
  • Hábitos» Para adquirir hábitos novos - sendo que há estudos que indicam que é necessário entre 21 a 30 dias para integrar um novo hábito na rotina. Ou seja, basicamente basta ter uma linha onde se escreve o hábito e ter espaço à frente/baixo/wtv com o número de dias em que querem cumprir esse hábito, pintando ou fazend check nos dias em que conseguirem cumprir.

  • Humor» Os famosos mood trackers podem ser anuais - lá está, como color-coding para cada mood sentido durante os dias do ano - mas eu amo quando são mensais, porque normalmente as pessoas usam as cores do mood que sentem para pintar uma ilustração feita por elas. As imagens falam por si:
  • Dinheiro» Este tem mesmo de ser mensal. Normalmente as pessoas têm um income log e um spending log, ou seja, registam o dinheiro recebido e gasto. Não tem de ser realmente um tracker onde a cada dia se sinaliza o que foi gasto - pode ser mais uma lista dos gastos do mês com um espaço para o total. 
  • Outros» Podem criar trackers para tudo e mais alguma coisa. Eu tenho um para registar quando tenho alergias (com color-coding para saber o quê que me afetou e ainda um riscado por cima de cada quadrado para indicar se sei a causa), quando como glúten e doces (dado que quero cortar a isso), quantidade de sol que apanho (até porque eu tenho défice de vitamina D)... podia ter colocado isso em hábitos, mas como eu queria registar para todos os dias do ano e não só um mês, tive de ter um tracker anual para cada uma destas coisas. 

Escolar

Isto é extremamente útil para estudantes, tanto é que conheço pessoas que só têm estas páginas no seu BuJo. Então, algumas sugestões seriam...

Calendário escolar:  Literalmente um calendário do ano onde podem usar color-coding para sinalizar férias, testes, apresentações, exames e até eventos ao nível da escola/faculdade. Eu e muita gente dispomos o calendário de cada mês e temos um espaço em baixo para clarificar o quê que irá acontecer em cada data sinalizada. Todos os meses estão dispostos na mesma página, embora o espaço ocupado fique ao gosto de cada um.

Horário: Não há muito para dizer, são só páginas com os vossos horários. Até podem simplesmente imprimir, embora eu goste de embelezar à minha maneira. 

Cadeiras/disciplinas e professores: Literalmente apontar as disciplinas que se tem e os stores que as dão. Eu divido por professor pois, pelo menos aqui, para a mesma cadeira posso ter um stor diferente a dar a aula teórica, teórico-prática e prático-laboratorial, e nesse caso aproveito tamém para indicar qual é o gabinete e email deles no caso de querer tirar dúvidas. 

Registo das notas: Para apontar o objetivo (quer seja a média final desejada ou a nota desejada em cada avaliação) e as notas obtidas, e confrontar os resultados. Eu utilizo o resto da página para apontar também sugestões de melhoria. 

Guias:
  • Notetaking system» Literalmente o sistema de apontamentos que utilizam nos vossos cadernos. Eu gosto de fazer isso para manter a conssistência, e para o caso de me esquecer de como tirava notas em sistemas que entretanto abandonei ao rever apontamentos antigos. É algo semelhante à chave do bullet journal. Eu estou a adotar um método de 3 colunas: na primeira coluna, estreita, indico a página do livro/power-point/documento/wtv em relação à qual as notas em frente dizem respeito; na segunda coluna, a mais larga, tenho os apontamentos propriamente ditos, onde tenho um símbolo para tópicos, outro para subtópicos, e legendo tabelas ou esquemas por baixo do post-it onde desenho os próprios esquemas; e na terceira coluna, de tamanho intermédio, assinalo dúvidas, exemplos, símbolos que reforçam que algo é importante ou notas posteriores, em relação ao que escrevi na coluna central. Quando partilhar o meu BuJo, vocês vão perceber melhor o que quero dizer. 
  • Como fazer relatórios/papers/trabalhos...» Guias que podem ser úteis na hora de fazer um trabalho. Em vez de estar a perder tempo a pesquisar como fazer isso quando deviam estar ocupades a fazer o trabalho em si, já têm tudo apontado. Isso pode inclusivamente servir como checklist para ver antes da entrega, tendo pontos como: verificar que o trabalho está com x estrutura; verificar que tem todas estas secções; verificar que o (eventual) índice tem link para as páginas, está completo, etc...; verificar que as fontes e margens exigidas pelos stores foram respeitadas; verificar que as imagens estão legendadas e são referenciadas no texto; verificar que a bibliografia está de acordo com o sistema pedido; verificar que o limite de páginas/palavras exigido foi cumprido; 
  • Metodologia de estudo» Pode ser uma checklist de material de estudo que querem ler/rever/fazer/resumir, pode ser o vosso horário de estudo... como há muitas metodologias diferentes, é uma questão de adaptar isso à vossa. 
  • Sites/apps úteis» Nunca se sabe quando pode ser útil >.< Eu sugeri uma série delas [aqui].
  • Material» Quer seja uma checklist ou uma ilustração bonitinha daquilo que vocês querem, tipo [isto], que foi o que eu fiz. Não é obviamente obrigatório - só uma sugestão de algo que poderá ser útil quando tiverem a sensação de que se esqueceram de alguma coisa. 

Interesses

Páginas que nem sempre são úteis, mas são permitem que nos conheçamos melhor ou sejamos criatives, e até podem servir de inspiração para o blog. Completamente costumizáveis. Algumas sugestões...

Objetivos: Para apontar desejos não materiais e, eventualmente, o que fazer para os concretizar. É útil para se ter noção da quantidade de coisas que nos faltam fazer, do rumo que queremos dar à nossa vida e para nos lembrar de voltar ao trilho quando estivermos perdides.
  • Objetivos do ano» Aquilo que querem concretizar o longo do ano, obviamente
  • Objetivos para a vida» Coisas que querem concretizar "um dia". Isto dito, seria bom estabelecerem um prazo para cada um desses tópicos, para não cair no erro de deixar os objetivos de vida acumular todos para a mesma altura ou nunca trabalhar nenhum deles.
  • 5 coisas para fazer mais e 5 coisas para fazer menos» Uma ideia engraçadinha que vi, acabam por ser goals à sua maneira. 

Wishlist: Desejos materiais, embora haja quem junte a lista de objetivos aqui. Não há muito a ser dito.


Playlists: Listas de musiquinhas organizadas como vos apetecer, sendo algumas das categorias...
  • Para certas ocasiões» Por exemplo, músicas para ouvir quando estão a limpar a casa, em festas, para estudar...
  • Para certos moods» Músicas que OU combinam com o mood que estão a sentir (depressivas, animadas) OU que vos façam sentir melhor quando se sentem em baixo, OU que transmitam certos feelings (para, por exemplo, vos ajudar a entrar em dado mood quando quiserem escrever alguma fanfic ou quiserem fazer ilustrações que passem sensações específicas)
  • Favoritas» Aquelas músicas que gostam de ouvir seja lá quando for e de como se sentem. 

Acompanhar: uma página para cada tipo de coisa que querem acompanhar, sejam livros, filmes, séries, animações, webcomics, mangás, animes, jogos, podcasts... A maioria das pessoas faz uma ilustração que pinta conforme for concluindo - vejo isso especialmente com  livros - e há quem goste de acrescentar para cada item informação adicional, como sinopse, rating, autor/diretor...


Favoritos: personagens, ships, canais... podem ter página cada coisa ou fazer uma tabela para escolherem, para cada categoria,  1 única coisa que adoram e 1 que detestam


Auto-descrição: Só para se caraterizarem física e/ou psicologicamente. Muita gente coloca isto no começo do bullet journal como uma forma de apresentação. Podem fazer um textinho, tópicos, ilustrações... usem a vossa criatividade! Por exemplo, na descrição física eu faria algo semelhante ao chibi que desenhei no último desafio do together, que podem ver [aqui].


Habilidades: Para anotarem as habilidades...
  • Que já adquiriram» e eventualmente o grau delas. Pessoalmente gosto de gráficos como aqueles que às vezes são usados nos currículos (de barras, por exemplo), pois isso permite comparar visualmente o quanto somos melhores ou piores a certas coisas.
  • Que querem aprender» Uma listinha de habilidades que gostavam de aprender - qualquer coisa serve, sejam aprender línguas, a tocar um instrumento, algo tão específico como uma técnica de pintura, algo que será útil para estudar/trabalhar... 

O que fazer nas estações: Atividades que acham que combinam com as estações, com ilustrações, fontes ou doodles fofos. A disposição é como quiserem, claro.

Inspiração: Páginas inspiracionais sobre qualquer coisa, normalmente eu vejo páginas dessas sendo muito criativas e temáticas, com colagens, monstagens, ou outro tipo de [moodboards] misturando paletes condizentes com o tema, texto, fotos e ilustrações. Algumas categorias:
  • Moda
  • Decoração
  • Estilos de vida
  • Artistas
  • Alguém que admiram

Valores: Eu vi uma vez um link com uma [lista de 50 core values], usada num estudo para descobrir o tipo de coisas que as pessoas mais valorizavam. No meu BuJo, eu escrevi 50 deles e destaquei os 5 mais importantes, tal como sugerido no link.

Arte: Só listinhas "artísticas" que vos poderão interessar.

Carta para o meu eu... 
  • antigo» Aquilo que diriam ao vosso eu do passado. O mais ineressante é estipular um tempo, ou seja, decidir se estão a escrever ao vosso eu de há 10 anos atrás,, 5, 15... É um desafio interessante >.<
  • futuro» O mais espetacular disto é que vocês podem inclusivamente mandar essa carta para vocês própries, recebendo-a na data do futuro em que quiserem. Tudo graças a [este site]. Já ouvi histórias muoto engraçadas de pessoas que ficaram espantadas ao receber um dia uma carta sua e descobrir o que pensavam há uma série de anos atrás.
Self-care tips: Listas de coisinhas, eventualmente ilustradas, que gostam de fazer para se sentirem melhor e apaparicar. Podem inspirar-se não só nas imagens seguintes, como num [post que eu fiz].


Animais de estimação, pessoas especiais...: Para apresentarem os vossos bebés, amores, almas gémeas e tudo o mais.

Memórias de infância: Uma página que pode ter fotos, desenhos, textinhos ou recordações relativas à memória que quiserem partilhar.


Gratidão: Para agradecer por coisas como amigos, oportunidades, privilégios, pequenas coisas... Há quem faça uma lista onde cada linha representa um dia do ano, para apontar todos os dias uma coisa pela qual agradecem.  Eu pessoalmente vou desenhar um frasquinho para cada "tema" (amigos num frasco, oportunidades noutro...) e dentro de cada frasco escrevo coisas para agradecer. 


Viagens: Válido mesmo para quem não viaja, como eu, pois podem anotar lugares que gostariam de visitar! Na eventualidade de o visitarem um dia, podem deixar no centro da página um envelope onde depois irão colocar fotos ou memórias obtidas com a visita - mas, até lá, podem decorar a página de cada lugar com algo temático, e dizer porquê que gostariam de visitar o local. A introduzir a secção das viagens, há pessoas que fazem um mapa-mundi e pintam todos os locais que já visitaram ou querem. 


Blog/Redes sociais: Útil para quem quer ter a sua rede social sempre atualizada, útil para agendar coisas e fazer checklists.
  • Posts» Podem apontar ideias para posts, agendar as postagens, etc...
  • Layout» Podem apontar ideias para temas e faer, para cada uma, uma checklist com aquilo que querem personalizar. 
  • Comentário» Podem indicar os blogs que querem comentar, comentários que têm de responder, etc...
  • Divulgação» Podem apontar sites onde divulgar o blog e fazer uma checklist para saber se já o divulgaram lá ou não. 

Outros: imprimir tags que responderam no blog, receitas ilustradas, medos, quotes ilustradas, casa de sonho, coisas para pesquisar, o que mudariam (na vossa aparência, atitude, estilo de vida, ou mesmo coisas que teriam feito de forma diferente no passado), como seriam vocês numa dimensão alternativa (cyberpunk, de fantasia, em x jogo...), listas úteis...

Como deixar agradável
Apenas uma coleção de imagens ou vídeos para cada sugestão que deixo aqui, que funcionam como tutorial.

Lettering: Como deixar a vossa fonte agradável e aprender a variar. Podem aprender um pouco sobre o assunto nestes vídeos [www www] e nas imagens seguintes, que complementam bem os tutoriais. Afinal, não basta saber fazer fontes, é útil saber como combinar as mesmas.


Enquadramentos: Como enquadrar notas, textos e outros elementos.


Técnicas de washi tape: Podem ser úteis para embelezar a página e até marcar algumas, como dito [aqui] no minuto 2:05.


Fazer mini cadernos: Iguais aos que eu vi no vídeo abaixo de cadernos para estudar, podem seguir o tutorial. Eu uso para fazer as agendas, sendo um caderno para cada mês, e não é preciso material nenhum de especial. 

Doodles: Desenhos fofinhos, pequeninos e que toda a gente pode aprender a fazer. Para além das imagens, fiquem com este [vídeo].

Colagens: Podem colocar auto-colantes, imagens impressas, fitinhas, botões, envelopes, bilhetes, flores, rendas... coisas que acham que ficariam interessantes. Podem até ter um envelope ou uma zona no próprio bujo para guardar material que poderão querer colar um dia.


E pronto, era isso ^^

Comentar com: ou

4 comentários:

  1. Yoo Anilyan!
    Primeiramente, eu amei o design do seu blog é muito lindo *o*
    A ideia do Bullet journal é bem legal, vejo muito isso no instagram. O jeitinho que as pessoas escrevem e desenham e quando colorem fica tão fofo >.<
    Um dia eu pretendo fazer o bullet journal e obrigada pelas sugestões vai ajudar bastante ♡

    Kiss
    C-andydream.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Oiee ANy~!

    fico feliz de ter gostado da minha blogagem, eu olhei de novo e acho que gostei dela mesma hahhaha (é que no começo não tinha gostado muito)

    Que matéria útil e interessante!
    Entre as coisas que vc citou, gosto muito do washi tape, colagens, wishlist ♥ Uma vez fiz de "o que assistir" é mesma fonte desse "i want to learn to", deu muito trabalho de preencher a página por nomes de animes que pretendia assistir... Mas o resultado, foi melhor que eu tinha feito no bujo ♥ Recomendaria tentar esse, pq fica bem amável ♥ Uma pena que eu estou procrastinando de fazer essas coisas... -.- Quem sabe continuo fazer depois dessa época de prova? ><)/

    Kiss

    Tsuki no shita

    ResponderEliminar
  3. ---> resposta à Isa

    Obrigade! >///< Eu tento variar no design de todos os meus layouts, este aqui teve um estilo minimalista que eu adorei, mas futuramente pretendo fazer algo diferente. Já planeei vários.

    Posso ser só eu a ser esquecide, mas você não costuma comentar/visitar o blog, ou costuma? Pelo menos, eu não me recordo do seu blog, aliás eu adorei o layout também :3

    O objetivo deste post era servir de inspiração e de guia, portanto fico feliz que tenha sido útil. Jaa!

    ResponderEliminar
  4. ---> resposta à Pamu

    Viu, ainda bem que eu elogiei ;) Se bem que se não o tivesse feito, reparei que muita gente elogiou por mim. E a sua obra de arte é bem merecedora de tal.

    As várias coisas que tenho aprendido para montar o meu próprio BuJo foram úteis a fazer a tag do together, e podem ter interesse para alguém mesmo que não faça um bullet journal. Daí eu ter postado isto, como inspiração, guia e forma de superar bloqueios criativos ^^ Eu sinceramente não sei dizer do que gosto mais, tenho morrido de amores por TUDO hahaha Esse do "i want to learn to" é uma coleção, penso - pelo menos, já páginas praticamente com a mesma disposição e fontes e acredito que sejam da mesma pessoa. Eu quero tentar um pouco de tudo >.< E sim, é complicado fazer coisas destas com faculdade e provas...

    ResponderEliminar

Regrinhas - não diga que ninguém avisou: [www]
Este blog é um safe-space, mas também um espaço educativo e de conversa.