Como sobreviver na escola/faculdade


Ohayou, sapinhos!

Eu estou a tentar escrever isto a tempo, o que não vai ser fácil considerando que ainda tenho negócios para tratar (literalmente, dado que os livros que tinhamos cá em casa estão a vender bem), mangás para ler, e que cheguei de sim, outra festa do pijama. O post vai ser um misto de dicas de back to school com dicas de estudo, e hacks. Se eu vou usar este post para abusar de studyblr porn? Sem dúvida - as imagens vão ser escolhidas a dedo ^^

Materiais
Este é aquele tópico básico, mas verdade seja dita que sem material não se vai muito longe - a não ser talvez que se tenha sempre um computador por perto para organizar e apontar tudo. Vou dizer o nome de cada coisa em inglês para o caso de quererem encomendar alguma coisa do estrangeiro, assim facilita a pesquisa. Mas para quem quer fazer as coisas da maneira tradicional... cá estão os essenciais: 
  • Mochila com organizadores: Sim, eu podia simplesmente ter escrito "mochila", mas isto é relevante. Mochilas, carteiras ou lá o que for devem ter "divisões" ou bolsinhas que permitam organizar as coisas. A minha tem duas bolsas de lado, uma bolsa exterior que tem pequenas divisões para canetas, cartões, telemóveis, e coisas genéricas, uma bolsa no meio que eu uso para cadernos e capas, e uma bolsa grande que tem uma divisão própria para segurar o computador. E faz toda a diferença quando se quer procurar algo lá em pouco tempo. 
  • Bolsa para material de escrita: Dispensa explicações, qualquer coisa para transportar lápis, esferográficas e tal...
  • Carteira: Para levar o dinheiro e eventualmente pequenos itens importantes, como cartões. Dependendo de quantas divisões tiver, há até quem com as use também como estojo para transportar o material de escrita, como [aqui].
  • Material de escrita: caneta azul ou preta, lápis, borracha, aguça, e 2 ou 3 [sublinhadores] ou esferográficas coloridas para destacar. Mais do que isso não recomendo, pois faria com que se perdesse muito tempo a trocar de caneta em vez de prestar atenção às aulas ou ao estudo.
  • Blocos de folhas para apontamentos: Pessoalmente, eu investiria em coisas bonitas, porque me motiva mais estudar algo esteticamente agradável. Mas pronto, isso sou eu ;) O importante é escolherem uma forma de organização que seja de uso intuítivo para cada um. As opções são entre:
    • Cadernos/Notebooks: Há quem use um caderno por disciplina, e há quem use cadernos com separadores. Têm como vantagem já ser algo automaticamente organizado, e dá para transportar só os cadernos necessários para aquilo que será estudado. 
    • Capas encadernadoras/Binders: É algo que eu não uso para tirar apontamentos (porque os meus apontamentos são um caos), mas para guardar a versão final dos meus resumos. Mas tem a vantagem de ter uma organização muito flexível e de permitir acrescentar tantas folhas quantas necessárias, folhas essas que podem ser levadas conforme se quiser para as aulas. Contudo, sendo tão espaçosos, não são convenientes de transportar para todo o lado, impedidndo que se leve os apontamentos todos connosco.
  • Post-it ou Fita adesiva colorida/Washi Tape: Para marcar páginas específicas ou destacar apontamentos. É útil quando se quer encontrar algo importante. 
Rotina/horário
Decididamente a parte mais importante para mim. Definir um horário semanal foi o que mudou completamente o estado de stresse que eu tinha começado a sentir na primeira metade do último ano que finalizei, permitindo-me estudar exatamente o necessário e ainda ter tempo para cuidar de mim e de algumas coisas de que gosto.

Primeiro, algumas dicas gerais:

Descobrir qual o horário de maior produtividade
  • Há morning birds, night howls e pessoas que são produtivas à tarde. E é conveniente saber quando é que se é mais produtivo para, ao fazer o horário, concentrar as atividades mais exigentes nessa altura (nota: para quem é mais produtivo de manhã, como eu, recomendo que acordem às 7h30 no máximo - caso contrário, o tempo que terão para ser produtivos será muito pouco aproveitado). 
  • Normalmente a experiência já permite entender quando é que se se trabalha melhor. Se não souberem, eu indico que tirem alguns dias para experimentar a ver quando é que conseguem fazer mais coisas OU que façam testes online como [este] e vão na fé.
Que suporte usar para planear o horário
  • Agendas: Eu não sinto uma necessidade assim tão grande de usar agendas, mas para quem se só quer algo prático, com um modelo pré-estabelecido e que sirva exclusivamente para apontar datas (a não ser que sejam daquelas agendas especiais que trazem espaço para guardar mais informação), servem perfeitamente.
  • Planners: Um bullet journal é essencialmente um planner/agenda de grande flexibilidade - porque é feito pela própria pessoa. Podem até ter capas bonitinhas mas, ao contrário de agendas, o interior são páginas brancas ou com padrões. Nada escrito. Isso quer dizer que a pessoa pode fazer as listas que quiser, colocar a informação que quiser, e usar o modelo que quiser para registar essa informação: algumas pessoas apontam os seus objetivos objetivos (diários, semanais ou mensais), outras só apontam deadlines e informação importante, e a pessoa é que escolhe se prefere listas, colunas, ou outra forma de organizar o que lá tem. Também dá para desenhar e ter a apresentação estética que se quiser.
  • Planificadores online: Sinceramente eu não posso recomendar nada a não ser o [trello], porque nada chega aos pés desse site poderoso. É provavelmente a "agenda/bloco de notas" mais flexível que já vi, e tem aplicação para telemóvel e desktop. Dá para criar listas dentro de listas, organizá-las em colunas com títulos, por sua vez organizadas em quadros/boards que representam o "tema". E dá para arrastar as listas e listas internas de um lado para o outro, até mesmo re-ordenar os tópicos, re-ordenar as colunas, escrever notas, anexar imagens ou ficheiros, usar etiquetas, calendarizar eventos e até personalizar um bocado a aparência. 

O que colocar no horário:

Tempo de estudo
  • O tempo dedicado a estudar cada disciplina/cadeira
  • Eu reservaria tempo para estudar as aulas previamente (porque ajuda a compreender melhor o que é lecionado e clarificar dúvidas) E para rever matéria algum tempo depois da aula (dá para dividir a matéria em checkpoints/secções, e ao fim de cada 3 aulas, por exercício, rever o que foi dado nas 3 anteriores). Se tivesse pouco tempo e tivesse de escolher, no meu caso o que dá mais resultado é o estudo prévio, mas não garanto que seja o melhor para vocês. 
  • Uma das razões pelas quais convém que a forma de anotar o horário seja flexível deve-se ao facto de não poder levar todas as semanas da mesma maneira. Trabalhos e exames/testes obrigam a que se desencante tempo para isso também, embora eu pessoalmente ainda tente cumprir o meu horário geral (o que aplico às semanas livre de trabalhos e testes), apenas reduzindo o tempo de estudo para o dedicar às tarefas extra. 

Tempo para self-care
Isto é realmente importante para não enlouquecer com as aulas. Deve-se reservar tempo tanto para uma atividade extra, como para cuidar da saúde. Não me interessa se tiram um dia da semana para dedicar a isso ou se distribuem o que querem fazer por 15 minutos todos os dias, o que importa é que façam. Algumas sugestões do que fazer:
  • Beber 1 copo de água ao acordar
  • Não descuidar a higiene
  • Dormir o melhor possível: Tenho coisas a dizer quanto a isto. O recomendado é dormir 8 horas (há quem diga que quanto mais melhor, e há quem diga que dormir mais pode trazer problemas de saúde, portanto ainda bem que a maioria das pessoas nem tem tempo para dormir esse tanto não é? >.<), contudo, para quem não tem como o fazer, pode fazer uso de uma coisa chamada ciclos de sono ou ciclos circandianos: ao longo do tempo, as pessoas entram ciclicamente em estágios diferentes do sono e, dependendo da fase do ciclo em que o sono é interrompido, a energia com que uma pessoa acorda é diferente. Ou seja, mesmo que se durma 3 horas, é possível acordar com mais energia do que dormindo 10, dependendo da fase em que acordamos. Então se tiverem pouco tempo para dormir e não tiverem nada a perder, eu recomendo dar uma oportunidade a apps como a [circadian rhythm] ou o [sleepyti.me], que calcula quando é que se devem deitar ou acordar (vocês é que escolhem), dentro do tempo disponível, para acordarem com a melhor disposição possível. 
  • Exercitar o corpo: Eu dei algumas ideias de exercícios que podem ser feitos em casa [neste post]. 
  • Comer coisas saudáveis/nutritivas, pelo menos de vez em quando. Se não for mesmo possível fazer refeições em condições, mas houver dinheiro suficiente para comprar vitaminas, também é uma ideia.
  • Tratar da saúde mental e emocional: Escrever um blog ou um diário, meditar, ter consultas de psicologia, estar com pessoas que nos fazem sentir bem ou cortar ligações com pessoas tóxicas ou que nos deixam desconfortáveis, ter um [kit para emergências emocionais] (cliquem, é mesmo importante), apontar todos os dias algo que nos fez feliz no dia para em fases más recordar as pequenas coisas... 
  • Ter uma atividade de lazer que não exija esforço físico nem mental
  • Cuidar da casa ou de alguma questão que exija atenção para não ser uma fonte de stresse mais tarde
  • Dei outras sugestões [neste post].
Dicas de estudo

Formas de fazer intervalos:

Blá blá blá, fazer intervalos é importante para restaurar a produtividade, blá blá blá. Vocês sabem isso. A questão é COMO fazer intervalos. Há vários métodos, eficazes para pessoas distintas. 
  • Técnica da maçã/Pomodoro: A cada 25 minutos de estudo/trabalho, fazer um intervalo de 5. Podem ler mais sobre o assunto [aqui]. Basicamente permite a uma pessoa ter períodos de estudo curtos e intensos, aproveitados ao máximo. Eu não lhe dava grande crédito antes, mas recentemente acho que o prefiro, pelo menos quando estou cansada e não consigo concentrar-me por demasiado tempo. 
  • Fazer intervalos só ao fim das tarefas: É o que eu faço quando me sinto capaz, porque eu tenho pouca motivação para retornar ao estudo quando interrompo algo que estava bem encaminhado. Se eu demoro 6 horas a resumir algo, prefiro começar e acabar de umz vez só. Mas é um bocado puxado e nem sempre é possível, embora, quando se consiga, seja satisfatório não ter de voltar a olhar para o assunto.
  • De hora e meia em hora e meia: Aqui em Portugal, essa é a duração habitual das aulas. Não são períodos tão intensos e eficazes como os 25 minutos, mas são longos o suficiente para se ser produtive e não ficar demasiado desgastade.
Uma sugestão é aproveitar certos intervalos para se ser produtive de outra maneira, não só relaxar. Arrumar ou organizar alguma coisa rapidamente é relaxante e adianta serviço. Não é preciso usar todos os intervalos para descontrair ou para self-care.


Métodos de estudo:

  • Resumos: Já vi muita gente a fazer resumos desta forma, e eu concordo que é eficaz. Primeiro, reune-se a informação toda (dos manuais + apontamentos + coisas encontradas na net) num documento, no pc -documento esse que pode ser editado a qualquer momento conforme formos aprendendo mais coisas sobre dada matéria. Quando estiver pronto e devidamente organizado, faz-se um resumo a partir dessa imensa quantidade de informação concentrada. Assim, não só conseguimos ter uma ideia da estrutura e do número de conceitos a apresentar nos resumos, como já temos uma noção prévia do que estamos a escrever. E ainda temos um lugar onde podemos estudar a matéria em detalhe caso certas partes do resumo deixem de fazer sentido com o tempo.
  • Leitura: Para ler o material de estudo, há dois tipos principais de leitura possíveis: scanning e skimming. Primeiro, é conveniente fazer skimming, que é uma leitura rápida e "em diagonal" para reter superficialmente o que está escrito. Depois, faz-se scanning, uma leitura mais aprofundada e dedicada a entender a definição e relação entre conceitos específicos - durante essa fase, pode ser útil destacar termos importantes ou usar algum esquema de cores.
  • Mind-mapping: É uma coisa que funciona maravilhosamente bem comigo. É um mapa de conceitos, ou seja, escrevem-se conceitos, fazem-se setas entre eles e nas setas escrevem-se qual é a relação. Vá, [tutorial 1], [tutorial 2]. Podem ser ou não hierárquicos. Uma coisa de que não gosto é de os fazer à mão, porque estou limitada pelo tamanho da folha e não tenho espaço para escrever definições - o que considero importante, embora seja uma questão pessoal. Portanto, para isso, eu costumo usar uma aplicação para telemóvel chamada Mindly (acho que dá para por no computador, mas ainda não tentei). No computador, eu uso o [coggle]. E devo dizer que os resultados ainda conseguem ser bonitinhos [www]. 
  • Exercícios: Há certas coisas que só vão ao lugar fazendo exercícios. Eu tento entender a matéria e ver exemplos de resoluções, mas decididamente faço todos os exercícios que conseguir para estudar quase tudo. Contudo, mais do que fazer muitos exercícios, é saber selecioná-los, verificar se as respostas estão corretas e se a resolução apresenta tudo aquilo que pode dar pontos. 
  • Apontamentos: É importante ter uma notação que usemos em todos os apontamentos, para nos ajudar a fixar a matéria e procurar por algo lá no meio. Por exemplo, desenhar uma caixinha para conceitos, ter sublinhados com significados específicos, símbolos para destacar dúvidas ou chamadas de atenção de professores, algo que destaque trabalhos ou provas marcadas, espaço para notas (muita gente escreve o texto em duas colunas, para, na coluna da direita, anotar pensamentos, dúvidas ou observações sobre o que está escrito à esquerda)...
  • Spaced repetition: Para se aprender algo para a vida - ou, pelo menos, por muito tempo - está provado cientificamente que essa coisa deve ser estudada espaçadamente. Ou seja, toca a pegar no material de estudo e rever de longe a longe. Mais sobre o assunto [aqui]. 
Dicas de pesquisa:
A maioria das pessoas, para os seus trabalhos, limita-se a retirar informação dos resultados que aparecem nas primeiras páginas do google. Pois bem, isso passa má impressão em relatórios, e nem sempre é confiável. Artigos académicos são bastante melhores, e há uma série de links úteis que salvam qualquer pessoa:
  • [google académico] - ... ou "scholar". Basicamente só apresenta artigos académicos.
  • [wolfran alpha] - apresenta a resolução de muita, muita coisa... 
  • [soluções de matemática] - lista de apps para telemóvel que apresentam a resolução de problemas ou cálculos matemáticos
  • [cheatography] - um site que condensa informação sobre QUALQUER coisa
Uma outra habilidade útil na hora de pesquisar é conhecer a notação do google para filtrar resultados. Por exemplo, eu escrevo constantemente na barra de pesquisa expressões entre aspas, porque isso faz com que sejam apreentados apenas resultados que contenham a expressão exata que eu escrevi entre aspas. Podem aprender mais [aqui][aqui], mas as dicas principais são...
  • site: [link] e keywords » procurar keywords num site. Isso pode ser usado para procurar sites educaionais, escrevendo site:edu ou site:gov
  • author: [nome] » procurar autores
  • intitle: [palavra] » procurar páginas com certa palavra exatamente no título
  • filetype: [jpg (ou outro tipo)] » procurar imagens num formato específico
  • related:expressão (site ou palavra no lugar da expressão) » aumenta a quantidade de resultados, apresentando coisas relacionadas com a expressão
  • "expressão" » para procurar páginas com a expressão exata
  • -expressao » para procurar páginas sem uma certa palavra ou outra coisa, por exemplo, -site:Wikipedia.org
  • número..número » para procurar entre dois valores. Por exemplo, se quisermos saber o que aconteceu entre duas datas, colocamos as keywords e data1..data2. Podem não ter o valor inicial ou o valor final, ficando apenas ..data2 ou data1..
  • * » preencher espaços vazios, buscar todos os resultados que completam o resto da frase. Por exemplo, "porquê que o ar é *" - podem aparecer resultados para "porquê que o ar é transparente", "porquê que o ar é uma mistura", etc...

Como arranjar vontade para começar uma tarefa:
Motivação pode ser desencantada de várias maneiras. As 4 que considero mais eficazes são:
  • Decomposição da tarefa: como dito [aqui], ao decompor uma tarefa em subtarefas (às vezes tão pequenas como "abrir o word" ou "escrever uma frase", e cumprir os o primeiro passo, uma pessoa vê que o segundo também é tão simples que mais vale fazer. Eo seguinte. E o seguinte. Chega-se a um ponto em que a tarefa não só já avançou, como já estamos com a mente focada, e acabamos por ir continuando.
  • Contagem decrescente: Ao contra de 5 para 1, cientificamente falando, o nosso cérebro sente-se impelido a agir. Mais sobre o assunto [neste vídeo inspirador]. 
  • Recompensas: Creio que isto é facil de entender. Basta que alguém se auto-recompense pelas coisas que consegue concretizar - e qualquer tipo de recompensa serve, seja um bolo, uma saída, comprar algo que se quer... É só prometer "Se eu fizer x, vou ter direito a y". Sempre dá  mais vontade de acabar ;)
  • Fotos de gatinhos: Haha, em parte estou a brincar, mas acredito que funcione com algumas pessoas. Se tiverem algo para escrever, podem estipular um certo número de palavras [neste site] e, sempre que o ancançarem, recebem a foto de um gatinho.
Outras dicas e hacks úteis:
  • É importante poder contar com o apoio de outras pessoas, amigos ou não. São úteis para passa apontamentos, mostrar resoluções, esclarecer dúvidas, estudar em conjunto (só se for mesmo para estudar), fazer trabalhos juntos ou encorajar a não desistir. Praticamente NINGUÉM termina os estudos sem amigos. Vale notar que o apoio deve ser mútuo - sanguessugas dispensam-se.
  • ... isto dito, se não tiverem amigos mas ainda quiserem estudar em grupo, podem recorrer ao [open study], em inglês
  • Atalhos de teclado que podem ser úteis: [no pc][no chrome]
  • Se alguma vez precisarem de um email falso, [este site] fornece um durante 10 minutos.
  • Custa ler um artigo que pode revelar-se inútil, portanto apresento a [extensão TLDR do chrome] que resume a informação de certas páginas.
  • Lembram-se de eu mencionar revisão espaçada? A aplicação [anki] ajuda a fazer isso, fazendo aparecer pop-ups de longe a longe com conceitos ou outras coisas que decidimos lembrar.
  • Precisam de uma calculadora gráfica mas só têm um pc ou telemóvel? Usem a [desmos].
  • Para criar uma bibliografia em qualquer estilo (Harvard, APA...), dá para usar o [citethisforme]. 
  • Podem criar flashcards para estudar quando quiserem no [studyblue]
  • Eu ainda não experimentei, mas parece que o 
  • Quem não consegue resistir às redes sociais, o [keep me out] é uma recomendação famosa
  • Eu não gosto de estudar tudo na véspera de emergência, portanto não tenho sugestões pessoais para dar, mas vou deixar [este vídeo] só para socorrer algumes coitades que apareçam aqui. 


Acabei de maratonar of filmes de Harry Potter com a minha mãe e a minha irmã! Foi muito fixe ver com elas, especialmente considerando os comentários preciosos que a minha mãe fazia e a capacidade de predição dela >.<

Comentar com: ou

1 comentário:

  1. Oi! Tudo bem?
    Verdade, as aulas estão quase a começar! Lá vou eu ter 4 exames este ano (2 de música por causa da academia de música onde ando e mais dois nacionais).
    Por acaso lembraste-me que tenho de começar também os meus posts de volta às aulas, vou ver se coloco tutoriais para volta às aulas.
    Este ano vou tentar fazer mapas mentais para estudar e fazer a técnica do pomodoro. Nos últimos anos era só ler meia hora para os testes e quando chegava a altura de receber os meus testes com a nota maior parte era oitentas por cento e noventas, mas só em algumas disciplinas. Quero ver se melhoro nas línguas que são o meu maior pesadelo (apesar de ter relativamente boas notas, setentas e oitentas mas quero suber para noventas por isso... tenho de estudar).
    Beijos!
    https://y-ukinoyume.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Regrinhas - não diga que ninguém avisou: [www]
Este blog é um safe-space, mas também um espaço educativo e de conversa.