Estou a tornar-me uma pessoa saudável? + dicas


Ohayou, minna! A minha pessoa tem estado muito ausente, mas na verdade tenho sido extremamente produtiva e estou radiante com os meus feitos. Não conseguir postar no blog é provavelmente a única coisa que me desanima. Sinto que estou a acumular uma quantidade imensa de posts que podia já ter concluído mas não o fiz por ter sempre ideias novas, mas eu tenho descoberto que o meu telemóvel (que tenho há uns meses) aguenta com imensas apps pesadas, então, instalar o blogger não o afetou em nada. Eu sempre soube que um bom telemóvel seria útil, mas eu acho que adultos nem imaginam como pode ser life-saving para quem passa muito tempo fora de casa. Com isto consigo aproveitar todos os segundos do meu tempo, inclusivamente as duas horas que passo em viagem são duas horas de sono que poupo. 

Enfim, eu ia listar alguns posts que tenho na manga e que decidi ir completando enquanto estou na faculdade, mas que tal ficarem com esta notícia de Portugal? São momentos como estes que denotam que portugal é um país tao seguro que chega a ser totó: [www]
 {a intro é tão grande que o tema do post só é abordado depois do ler mais}

Após uma intro enorme, vamos ao tema do post - que até está relacionado com a utilidade que um telemóvel pode ter: eu tenho mudado aos poucos o meu estilo de vida e sinto que até consegui dobrar o tempo. Coisas que me demoram mais de uma hora e eu nunca pensei que conseguiria incorporar na minha vida por ser tão ocupada, agora, faço diariamente. Organizei um horário para ter sempre o estudo em dia de maneira simples mas completa, esta semana mesmo, e já estou a ver resultados. Pratico japonês no [duolingo] e no [memrise] todos os dias e faço pelo menos uma hora de ginástica. Comecei a fazer porque andava cheia de dores no pescoço, mas rapidamente passaram e eu já só queria ser capaz de recuperar a flexibilidade que tinha quando fazia toda e ballet. Então decidi dar algumas dicas para quem quiser incorporar algum exercício e hábitos saudáveis na sua vida...

Nota: ser saudável e ser gorde são coisas diferentes, e embora no meu caso eu tenha perdido peso - e eu sei que o perco puramente por causa do desporto, já que comer não me faz minimamente nem engordar nem emagrecer - não é justo assumir que alguém é mais saudável/come melhor/faz desporto só por ser magre. Exemplos: [www | www | www]. Então não, este post não são dicas para ficar magre, embora essa seja uma consequência provável para muita gente, e não quero promover noções como a de peso ideal ou falsas equivalências.


Apps que uso
  • Waterdrink reminder » O que esta app oferece era praticamente integrado na seguinte, com o extra de permitir escolher a média exata de água ingerida. Isso é, a outra ap só usa coisa, mas aqui podem logo colocar que beberam uma garrafa de um litro, por exemplo. É uma boa forma de saber se bebem o mínimo de 8 copos por dia, caso não gostem de Lifesum ou não vos interesse saber tanta coisa. 
  • Lifesum » Infelizmente, esta app começa logo por perguntar qual o teu género, assume que esse género é cis, e só dá opções binárias. Utiliza o peso para avaliar saúde, mas não vou implicar muito porque de facto considera o tipo de alimentos que se come, não os assumindo com base no peso. Ou seja, nesta app dá para fazer track de tudo o que ingerimos no nosso dia e saber quantas calorias, proteínas e blá blá ingerimos num dia, de quanta água bebemos, indicar o exercício que fazemos (dá para ser bem especifico) e ter noção de quantas calorias se gastaram, e ainda fazer um pequeno teste para saber quão saudáveis são os nossos hábitos. Sugere ainda algumas receitas saudáveis. A versão premium conta com mais coisas, mas eu não a tenho. 
  • Clue » É uma app que permite fazer tracking da menstruação e sintomas relacionados. MAS apps dessas há muitas - o que torna esta tão especial é o faço de ser totalmente género neutro. A linguagem é-o e não assume que todas as pessoas que menstruam são mulheres, não rasta quem menstrua como se fosse necessariamente fã de rosa (todas as apps de período vomitam rosa, esta tem imensas cores), e ainda dá dicas género neutro. A app é ainda completa ao ponto de poder fazer track de outras coisas, como digestão, desporto, humor, pele, até atividade sexual. 
  • The stretch app » esta aqui é uma das menores recomendações do post, só um pequeno adendo para o caso de acharem que não dá jeito consultar este post pelas rotinas que indico ou que são demasiado complicadas

Rotinas de ginástica
OBS: alguns dos links que recomendo utilizam expressões/noções que eu adoraria não promover no blog, mas não consigo encontrar vídeo nenhum sem elas. Falo de noções como a de que ser magro implica ser saudável ou a promoção na ideia de que se deve "ficar em forma" para aproveitar o verão. Só para constar que não concordo com essas visões.

Eu faço uma rotina diferente todas as semanas, e pratico todos os dias. Mas vocês organizam-se como quiserem. Eu comecei por fazer rotinas que me faziam emagrecer um bocado *façam de conta que eu não disse isto, mas parte das razões pelas quais eu quis emagrecer foi para me sentir mais confiante para fazer cosplay de Phos de [houseki no kuni] no Iberanime do próximo ano em Portugal* e ganhar força/resistência, pois eu sempre tive pouca e tinha os músculos todos moles, coisa que não gosto de ver em mim. Pouco fazia de flexibilidade. Depois comecei a equilibrar, fazendo exercícios de flexibilidade genéricos mas intensos, e o mesmo para ganhar força. Só há 4 semanas é que eu comecei a investir na flexibilidade a sério fazendo, lá está, uma rotina para trabalhar diferentes partes do corpo em cada semana. Então cá vou eu recomendar algumas rotinas para cada coisa, assim como truques para fazer certos exercícios mais ousados:
{obs: a maioria dos videos (todos?) é ensinado por pessoas que se identificam como mulheres e os exercícios de força pretendem um corpo considerado atrativo enquanto feminino. agradeço se conhecerem vídeos mais inclusivos}

Tips de alimentação:
Vão reparar que algumas destas dicas são até contraditórias ao que a maioria dos médicos dizem, mas [há bases científicas]. Se posso garantir que isto é tudo verdade? Não posso garantir nada, mas para dicas conhecidas já há por aí muitas páginas. 
  • Água» Beber no mínimo 8 copos por dia. Mas é ainda melhor se ao acordar beberem um copo de água com cerca de 2 gotas de limão, para ajudar a tornar o pH do corpo alcalino ou próximo de 7 [www]. Sim, é verdade, apesar de o limão ser ácido, o pH é alcalino, fazendo esse efeito da boca para baixo. O pH alcalino evita problemas de bexiga, de estômago... Não se deve fazer isto sempre, mas de vez em quando pode-se pôr bicarbonato de sódio na água (um nadinha!).
  • Glúten» Cortar ao máximo possível, o glúten é basicamente cola para o nosso organismo. Há arroz e massa sem glúten, e quanto ao pão, é difícil escapar a não ser que se saiba e tenha tempo para tentar receitas como [estas - que têm ótimo aspeto]. Já que estamos a falar de pão, pão escuro/integral tende a ser melhor, já que a pão branco tem montes de glúten. Não é prejudicial só para quem tem alergia, tal como consta aqui: [www]. A farinha de trigo é dispensável, tanto por conter grandes quantidades de glúten, tanto por ser transgénica [www]. Na maioria dos casos, dá para substituir as farinhas facilmente, mas aqui estão algumas receitas [www].
  • Açúcar» Tudo tem açúcar, e os hidratos transformam-se em açúcar. O açúcar branco é particularmente mau. O quê que uma pessoa que não pode comer açúcar ou o quer evitar pode fazer? Para adoçar, substituir por stévea ou mel. Para substituir hidratos, há pessoas criativas como tudo a fazer receitas maravilhosas. Assim, aqui estão algumas substituições típicas para a batata/arroz/massa [www | www | www | www]
  • Relação entre colesterol e açúcar» A maioria das pessoas preocupa-se com a existência de altos dníveis de colestrol pois este pode entupir as veias, mas isso por si (claro que nã deixa de haver um limite) não é problemático. O problema é o colestrol IR PARA as veias. Ora, isso acontece para "tapar os buracos" causados pelo açúcar ao arranhar as veias - comendo menos açúcar, o colestrol não tem a necessidade de fazer isso. Sugiro ainda [este link]. Agora, como já disse, continua a haver um limite, e portanto aqui uma pessoa que reconhece o açúcar como problema a demonstrar que colesterol em excesso não deixa de ser mau, [contra-argumentando o clássico "mito do colesterol"].
  • Cálcio» Dos alimentos "comuns", aqueles que mais contêm cálcio são a couve e a sardinha. O leite também contém, sim, mas nã é tão absorvido como se pensa [www]. Isto dito, excesso de cálcio, juntamente com flúor, calcifica a glândula pineal, que não só é responsável por [regular o sono], como muito potencialmente tem um papel ao tornar as pessoas mais empáticas e talvez até inteligentes [www]. Uma maneira de combater isso é colocando coentros na comida, para limpar os metais pesados [www].
  • Relação entre chocolate e magnésio» Muitas das pessoas que sentem necessidade de comer chocolate não o fazem or causa do doce, mas por causa do magnésio do qual o corpo precisa, presente no cacau. Essa é, aliás, a razão pela qual pessoas que menstruam sentem tanta vontade de comer chocolate quando estão a perder magnésio juntamente com o sangue [fonte + benefícios do magnésio]. Então, uma boa maneira de cortar no chocolate é tomando suplementos de magnésio ou alimentos que o contenham em grande quantidade, como a maioria das sementes [www].
  • Legumes» Eu penso que toda a gente sabe que se devem comer legumes, mesmo que hoje em dia a maioria esteja repleto de produtos químicos. Mas aqui algumas sugestões e benefícios de legumes pouco usados [www | www]
  • Ovos» Faz bem comer até 3 ovos por dia, portanto sim, sintam-se livres para abusar. Só não se esqueçam que bolos e certas receitas já levam ovos! Benefícios: Melhora a visão, ajudam a desenvolver os músculos (devido à proteína), é antioxidante... [aqui | mais]
  • Fruta» A fruta faz bem, mas quem quer reduzir ao açúcar está a cometer um erro se acha que a fruta vai ajudar! Aliás, a fruta tem precisamente frutose, que é um tipo de açúcar, em grande quantidade. 0
  • Sal» O sal normal - creio que é conhecido por sal marinho - não tem benefício nenhum, e até tem como consequências negativas [todas estas], principalmente subir as tensões e acidentes que derivam disso (como AVC's, a principal causa de morte em Portugal). Contudo, há sais que nos fazem bem - primeiro o sal dos himalais, depois a flor de sal, depois o integral - podendo ter [estes benefícios], destacando-se a purificação do sangue. Isto dito, se for inevitável usar o sal clássico, deve-se pelo menos tentar não deixar a comida muito salgada.
E era isto. De caminho vou para as aulas, portanto tenho de terminar o post. Espero que estas sugestões tenham sido úteis ou pelo menos interessantes, e estou ansiosa por atualizar novamente o blog ^^ 
Comentar com: ou