O que tenho acompanhado


Ohayou, leitores que ainda não desistiram deste blog!

Apesar do título, estou a postar isto porque não o fazer há tanto tempo me deixou de consciência pesada, e também porque eu gosto de partilhar várias experiências que tenho, conhecimentos que adquiro e recomendar coisas que preenchem o meu coração. Anyway, alguns dos assuntos pessoais relacionam-se com o facto de eu ter começado o trabalho, com amizades e com a forma como navegar em sociedade sendo uma pessoa não-binária tem o seu peso e é desgastante. Já as coisas que tenho acompanhado e outras recomendações são apenas uma forma de acrescentar conteúdo a este post, caso alguém realmente leia - afinal, pode ajudar a decidir se vale a pena dar uma oportunidade, ou dar a conhecer algo que não tem um fandom assim tãaaao grande. Em todo o caso, é um monte de pensamentos que eu quero expressar. Cliquem no título do post para ler mais!


Questões pessoais
  • » Trabalho: Eu comecei a trabalhar ao fim da primeira semana do mês passado, e a entrada até foi - ainda está a ser - bastante gradual. Tive uma semana inicial sem grande coisa para fazer, só familiarizar-me um bocado através de um mini-desafio com a linguagem que vou utilizar no projeto onde vou ser inseride (eu vou trabalhar numa empresa de informática de consultoria, o que quer dizer que uma pessoa está constantemente a iniciar projetos e desenvolver software para novos clientes). Entretanto, eu e um grande número de recém-licenciados começamos uma formação dada pela empresa onde estamos a aprender coisas novas ou reforçar outras que alguns de nós chegamos a mencionar na faculdade, e isso ajudou-me a sentir mais confiante nas minhas habilidades - sinto que a minha faculdade me preparou bem. As pessoas de lá também são fixes - incluindo os formadores - e, embora eu esteja um bocado anti-social pelas razões que vou dizer no post seguinte e por ainda não ter recuperado energia suficiente depois do meu burnout, consigo dizer que confio nelas. 
  • » Algum desespero: Eu tenho tido alguns momentos em que desanimo completamente e me sinto... esmagade. Limitade. Em parte, isso tem a ver com sentir que não há saída desta rotina de trabalho que mal paga a quantidade de horas que passo fora de casa a dedicar a empresas, mal me permite melhorar as condições em que vivo e sustentar a minha família. Mas o facto de ser uma pessoa não-binária piora tudo, especialmente quando agora que trabalho parece que tenho de lidar com burocracias todos os dias e isso me lembra de como legalmente sou mulher. E eu sinto que quanto mais me lembro disso, quanto mais me lembro que isso representa o que as outras pessoas vêm em mim, quantas mais mensagens de direita vejo contra a "ideologia de género" vejo, a cada negação do meu género a nível social por parte mesmo de quem não me quer magoar... vou perdendo a habilidade de conectar com as outras pessoas. E saber que grande parte da comunidade lgbt+, que sente que tem cada vez mais direitos e gente que a defende (destacaria a comunidade gay) quer ser apoiada por nós mas recusa-se sequer a querer saber dos nossos direitos... well, não ajuda muito a não ter inveja e querer mandar toda a gente ir para o caralho. Até porque uma pessoa que não existe - nem legalmente, nem socialmente - não pode ter nada a perder, certo? Ao menos eu tenho uma amiga fenomenal que respondeu com a maior dedicação que alguma vez vi a um desabafo enorme meu e disse coisas que ainda me fazem ter esperança na humanidade. É por pessoas como ela que eu sinto que vale a pena viver, sinceramente...
  • » Amigos que vão para longe: Um dos meus melhores amigos vai agora para Londres para trabalhar lá. Eu acredito que ele vá ter sucesso e que não será infeliz, afinal, é daquelas pessoas que tem a sorte de ter já o caminho desbravado, pois o pai dele vive lá, vai com a irmã, já visitou o lugar imensas vezes e tem talento que chegue para ser cobiçado por um monte de empresas. Mas eu sei que não é algo que ele esteja a morrer de amores por fazer. Só o faz porque quer ajudar a sustentar a família, e também não está disposto a trabalhar tantas horas para receber a merda que pagam em Portugal, então está a aproveitar a sorte dele. Além disso, despedir-se das pessoas e das coisas que conhece - embora eu esteja confiante de que vamos continuar a falar bastante - não é fácil, e ele no fundo gostava era de seguir música. A única coisa que posso fazer é desejar que não fique preso à necessidade da ajudar a família como eu estou, e que surja uma oportunidade para ele fazer o que ama e viver disso. 

Tenho acompanhado
  • » Given: Neste momento, já vi o anime e li o mangá ;) É um anime yaoi que eu comecei por ver ocasionalmente no tumblr através de gifs que achei fofinhos, mas ainda não sabia que tinha mesmo a tag de yaoi, então imaginei que fosse só daqueles animes de bandas com bastante queerbaiting. Só entretanto é que os gifs, err... revelaram mais spoilers, como um momento em que o protagonista Uenoyama confronta a sua sexualidade, e isso impulsionou-me logo a ver. Btw, a arte do anime é muito bonitinha, mas a do mangá ainda consegue ser melhor - embora confesse que o anime conseguiu, ao alterar ligeiramente certas cenas, unir outras, e claro com a ajuda da trilha sonora, tornar tudo mais mágico. Então quando cheguei ao episódio do beijo, era impossível largar ;) É com pena minha que o último ep não teve grandes acontecimentos, só um começo épico de tão cómico que foi, e o que consta no mangá mas ainda não foi adaptado para anime - que vai, aliás, ser continuado através de um filme - é mais focado num outro casal. Em todo o caso, recomendo imenso. Quase tem vibes de yuri on ice, exceto que aqui as personagens têm problemas mundanos a confrontar. É fofo, engraçado, belo, e portanto tudo o que eu recomendaria para quem gosta de shoujo, com a diferença de que os casais são do mesmo género. 
  • » Comics de Dragon Age: Acho que já deixei claro que o meu vício em Dragon Age é grande de momento. Pois bem, desde que eu soube que as próximas comics iam contar com uma das minhas personagens favoritas do jogo 2, Fenris, ou [The Blue Wraith], decidi que era uma boa altura para ler as comics todas. E como estão bastante bem feitas, é algo que recomendo para qualquer pessoa que seja fã dos jogos ^^ É, aqueles jogos que eu já [resenhei]...
  • » Hazy London: Uma webcomic sobre dois tipos de uma banda que começam a namorar e a partir daí acompanhamos os seus episódios e dos seus amigos, um grupo que vai crescendo. O engraçado é que, originalmente, os primeiros arcos eram uma bosta, mas a artista esteve a refazê-los e não só melhoraram drasticamente a nível visual, como ela corrigiu algumas cenas em que o romance estava muito precipitado ou beiravam um bocado o abuso. MAS mais importante que isso, os capítulos atuais estão a explorar algumas das personagens secundárias, e eu estou a gostar particularmente das perspetivas do Dany e da Kat. Also, agora foi introduzida uma personagem assexual, o que mostra o quanto a percepção da autora sobre o mundo cresceu e oi para além de "pessoas lgbt+ = gays e bis". Podem ver mais sobre o cast [aqui], e ler a partir desse site. 
  • » Akatsuki no Yona: O meu bebé está mesmo no top de mangás favoritos para continuar. Cada vez temos mais personagens femininas, a Yona domina melhor luta - e ela agora não luta só com arco e flecha, nã-nã! - já vimos um bom bocado sobre a guerra nos reinos de lá, o romance entre a Yona e o Hak avançou milénios desde o arco adaptado pelo anime e as relações com o Soo-won e o seu reino de Kouka estão cada vez mais tensas. Eu estou, err, a fazer o meu melhor para não dar spoilers, mas o último capítulo disponível, [180], terminou de uma maneira que me deixa com o coração nas mãos. Bem, é melhor calar-me por aqui, mas se não souberem muito sobre a obra, eu cheguei a resenhar quando o anime ainda era recente e eu postava no Forever Sapo, [aqui]. 
  • » Gentleman Jack: É uma série de 8 episódios muito bem concebidos que adapta a vida de Anne Lister, uma mulher que realmente existiu, lésbica e capaz de enfrentar de queixo erguida as adversidades que lhe eram postas em 1832. O diário dela, escrito em código, foi leiloado e, a partir daí, surgiu a ideia para fazer a série. Eu AMEI as duas atrizes principais, a ambientação, o diálogo, os momentos em que a personagem quebrava a quarta parede... Também gosto do quão imperfeitas são as personagens, incluindo a protagonista que apesar de aparentar saber o que faz - e isso ser verdade na maioria das vezes - às vezes se deixa levar e cede a demonstrar a crueldade ou arrogância que adquiriu por tanto enfrentar ambas. Foi a minha irmã que recomendou, já que ela adora coisas históricas e também é grande fã de figuras como a Anne, e não me arrependo nadinha de ter visto. Ah, vai ter segunda temporada!

Outras recomendações
  • » Sims 4 savefile: A minha pessoa é incapaz de jogar nos sims 4 enquanto continuar a ver as casas que vêm nos packs originais, de tão horrorosas que são. Há uma ou outra que se aproveita, sim, mas quase tudo desde os interiores ao meio envolvente e incluindo os próprios sims são asquerosos, e eu só tenho gosto a jogar algo que me agrade esteticamente. Então, eu tenho 2 savefiles meus que ainda estão em desenvolvimento em que eu estou a refazer todos os mundos - os sims eu crio conforme vá precisando - sendo que, num dos saves, cada mundo tem o seu próprio estilo dentro de coisas possíveis de encontrar no mundo real e, no outro, cada mundo representa um ambiente de fantasia: um mundo para elfos, outro para anões, fadas, bruxas, sereias... e eu adoro fazer builds, mas dificilmente demoro menos de 24 horas a concluir, e como sou uma pessoa ocupada, isso vai demorar até estar pronto. Logo, demoraria até eu jogar. MAS graças à maravilhosa simmer Plumbella, eu fiz download {deste save file} em que ela renovou todos os lots e sims e assim já tive vontade de jogar ^^ Então, esta recomendação fica para quem quer jogar sims e sofre do mesmo desgosto pelos lots originais que eu tenho. No vídeo explica como colocar. 
  • » She-ra: É o desenho animado mais gay que eu já vi na vida, que se sabe que tem representatividade lgbt+ antes mesmo de ela ser explicitamente mostrada e ao contrário da maioria dos desenhos, não é queerbaiting. Ah, digo desenho porque é ocidental, não é anime. É um reboot de um She-ra de vários anos atrás - o que obviamente foi recebido com homis a perguntar-se porquê que personagens de 16 anos ou menos agora já não parecem adultas sexys, completamente furiosos por ver um desenho para crianças feito com uma audiência de crianças em mente - e acompanha Adora, que foi criada num ambiente anti-princesa e preparada para as derrotar mas descobre que, por um lado, as princesas não são más e, por outro, que ela própria é uma. Tem algumas das minhas relações entre personagens favoritas de SEMPRE, e não sofre tanto do mal de quase todos os desenhos feitos por quem participou na criação de Avatar Aang, isto é, ritmo apressado. A arte parece saída do tumblr e o design das personagens também, e agora que vai para a quarta temporada, duas personagens vão ter um design novo que capta de forma espetacular o quanto mudaram, e o meu coração não aguenta jnfiow j9apd219p roqe !!!
  • » Dragon Prince: Fantasia, dragões, um trio de protagonistas, elfos com caraterístcas que os tornam diferentes da maioria dos elfos, representatividade de muitos tipos - racial, lgbt+, uma das personagens mais populares até é surda e, tal como acontece com a Toph de Avatar, isso é uma caraterística que até serve para tornar algumas cenas particularmente especiais e mais badass! - adultos com muitas responsabilidades e arrependimentos... Só pela complexidade das personagens, eu já adoro, mas o ambiente de fantasia é, para mim e como sabem, a cereja no topo do bolo. Vai agora para a terceira temporada e portanto tinha de recomendar ;) Não desanimem com a animação com poucos frames da primeira temporada, ok?
  • » Wheel of Time: É uma coleção de fantasia de 14 volumes, e nenhum deles é coisa pequena. Em parte por causa disso, o autor original, Robert Jordan, não conseguiu escrever todos os volumes e escolheu Brandon Sanderson - que, diga-se de passagem, também é um ótimo autor - para acabar o trabalho dele, obviamente indicando como queria que tudo acabasse. Eu comecei a ler há anos atrás, quando tinha tempo mas não sabia inglês e, como as editoras portuguesas decidiram que não iriam traduzir para além do 4º livro... tive de esperar até este ano, em que consigo ler inglês, para recomeçar a coleção. É ma-ra-vi-lho-so revisitar a série, que btw é bastante popular e das séries de fantasia mais diversas que conheço (especialmente a nível racial e cultural, e tem também um casal poliamoroso), em um fandom que conhece o valor da representatividade, e... agora vai ter série! E como eu já amei o cast de protagoistas - que mesmo não estando totalmente fiel ao livro, acho que capta na perfeição a vibe das personagens e também não contradiz demasiado as descrições - e vi o quanto a equipa de produção tem pedido feedback aos fãs, a minha confiança na série é mesmo, mesmo alta neste momento. Façam o que fizerem, eu tenho a certeza de que vou gostar. E portanto aproveito para dar isso a conhecer.

E acho que é isso por hoje. A minha pessoa tem de ir comprar roupa - o que não é de todo uma atividade favorita minha - porque não sinto que tenha calças suficientemente profissionais, pelo menos não em comparação com a roupa que a maioria das mulheres usa no lugar onde trabalho. Portanto... se quero ser produtive hoje, é melhor não me delongar. Jaa ne!

OBS: Se ainda não viram a minha resenha de [Shimanagi Tasogare], vejam por favor porque é dos meus mangás favoritos, e porque eu tive imenso trabalho a selecionar imagens para ninguém as ver >///<.

Comentar com: ou

3 comentários:

  1. Ah mano, era pra eu estar estudando meus conteúdos da facul, mas eis que eu venho aqui dar uma conferida e me deparo com um post de recomendações, E TU SABE QUE EU NÃO RESISTO A UM POST DE RECOMENDAÇÕES! Então, e lá vamos nós!

    Achei mó daora a empresa oferecer uma espécie de "treinamento" pra galera que tá entrando, porque pelo menos na minha área é tipo "VAI NA FÉ MEU FILHO", tu se forma e já vai direto se virar sozinho (é claro que geralmente aí a pessoa procura um lugar pra ganhar experiência, mas num geral não recebe um treino prévio, nesse caso vai fazendo cursos por conta própria). Aliás, isso me lembrou da época em que minha mãe trabalhava como técnica em enfermagem (há milênios atrás kkk) ela me contava que no hospital em que trabalhava eles também ofereciam treinamento complementar / aulas extra horário de trabalho para quem tivesse interesse em aprender mais e talls, ela dizia que era bem legal.

    Já sobre os problemas e desânimos, bem sobre o salário acho que é normal no início, aqui no Brasil também é assim pra quem recém está começando, pagam um valor bem abaixo, mas com o tempo e experiência isso acaba melhorando. Então, acho que deve ser só agora no começo, com o tempo acredito que virão outras oportunidades e propostas melhores... É claro que para quem está precisando de dinheiro AGORA esperar não é uma opção, mas as coisas mais cedo ou mais tarde melhoram! E por mais que não seja um valor ideal, pelo menos já é alguma coisa, já dá uma força!

    Já sobre as questões de gênero, eu gostaria muito de fazer mó textão motivacional, mas a verdade é que eu sou péssima com palavras... Enfim, é claro que não deve ser fácil conviver com isso todos os dias, com a sociedade dizendo tudo ao contrário do que tu acredita, mas ainda assim há pessoas que tão super dispostas a entender essas questões e ajudar, mesmo sendo minoria! Tipo, volta e meia eu vejo no twitter guerrinhas sobre linguagem neutra e pessoas dizendo que isso é problemático para disléxicos e talls, mas já vi muito disléxicos comentando que quando percebem que o assunto é importante para a pessoa se esforçam em entender e aplicar a linguagem adequadamente, então tipo, é como essa tua amiga falou, nem tudo tá perdido. Pode parecer que o mundo todo tá contra ti, mas ainda existem pessoas dispostas a ouvir e tentar compreender.... Enfim, falei coisas super óbvias, mas do fundo do coraçãozinho espero que as coisas melhorem e que tu possa se conectar melhor com quem está a sua volta <3

    ALIÁS, isso me fez lembrar de uma coisa! Tenho que te agradecer por certos posts que tu já escreveu no forever sapo e aqui sobre esse tipo de assunto envolvendo minorias / sociedade / aceitação e talls. Pois, esses dias uma amiga minha estava meio pra baixo pensando sobre umas coisas envolvendo aceitação do corpo e talls e eu consegui dar uma pequeno apoio pra ela graças aos ensinamentos que adquiri lendo teus posts. Ela ficou mó agradecida e disse que o que eu havia dito pra ela ajudou bastante, e eu sinto que só consegui dar esse pequeno apoio porque aprendi um pouco contigo sobre entender melhor o lado do outro e talls. Então, só queria dizer um "obrigada", porque indiretamente tu conseguiu ajudar uma pessoa do outro lado do oceano xD

    ResponderEliminar

  2. Cara, morar na Europa deve ser mó loucura, porque eu vejo que aí parece ser mais fácil o pessoal ir para outros países europeus. Sei lá, a sensação que eu tenho é que a pessoa pode transitar super de boas entre os países e que tudo é pertinho e talls (claro deve ter as suas burocracias, mas acredito que deve ser um passe mais facilitado por conta da União Europeia.... Pelo, menos por aqui a gente aprende que o bloco facilita a transição de pessoas e comércio entre países ~é isso mesmo ou eu tô pirando aqui???? kkk~). Aliás, tem um ex-aluno da veterinária da minha facul que tá trabalhando na Inglaterra na parte de laboratório, minha professora conta que ele tá super bem de vida.

    AAAAAAAAAAA eu comecei a ver Given, coisa mais fofinha, mas tô recém no início (meio que me desanimei depois de pegar uns spoilers meio tristes / problemáticos sobre o mangá), mas vou continuar assistindo porque pelo visto eles não se concretizaram no anime (não sei se cortaram ou se não chegou na parte do mangá)

    Ah, sobre comics até me lembrei de uma que a Lives me recomendou MÓ BOA! É um webtoon chamado Bastard, é sobre um filho de um serial killer que é obrigado a auxiliar o pai nos crimes. É bem interessante e diferente. Ah, e como tu mencionou sobre história com surdos há uma webtoon que o protagonista é surdo e há outros personagens também surdos, aliás, a história aborda bastante esse tema. Ela tem alguns clichês de romance shoujo e algumas coisas poderiam ser abordadas ou desenvolvidas melhor (principalmente no início), mas é uma história bem interessante. Rola uns mistérios com a origem do protagonista, com as habilidades dele, aliás, a história tem uma abordagem sobre o psicológico dele bem interessante. E também ela procura desenvolver outros personagens, meio que aos poucos cada um do elenco vai ganhando o seu crescimento. Enfim, a história se chama Flawless (ela ainda tá em lançamento, mas já tem bastante capítulos)

    Mano, tô me coçando pra ler AkaYona, mas tô segurando pra acumular uns capítulos e maratonar (aliás, nem me lembro direito em que parte parei, vou ter que catar e reler algumas coisas sshaushuashua). Mas me lembro que o Hak já tinha se declarado pra Yona (ou isso foi spoiler que vi???? Puts já nem me lembro mais '-')

    Confesso que não me importo com os outros sims meio zuados até porque uma parte da graça do jogo é eles serem meio zuadinhos hsuahsuahsua Mas eu entendo querer mudar tudo, até eu de vez em quando não aguento aquelas casas tudo feias. Mas como sou preguiçosa apenas deixo a minha casa glamourosa, as outras ficam zuadinhas mesmo :v

    Na a ver, mas tu chegou a ver a op de BEASTARS!? Mano é uma gracinha e o anime parece uma versão zootopia dançante xD (não cheguei a ver o anime ainda, mas pelo trailer dá a entender que é algo no estilo). Sério, ouve a op e veja o vídeo dela, é UMA OBRA DE ARTE!

    Enfim, vou ficando por aqui

    Kiss

    ResponderEliminar
  3. F L O R D O C É U
    Quem tá vivo sempre aparece né? dksdksjdksjdksjdksjdksjd
    Certo, muita cara de pau da minha parte sumir por tanto tempo e voltar como se nada tivesse acontecido (goshhh certeza que tem um meme adequado para essa situação... está na ponta da língua aiai haha)
    Ai aquele momento que você olha para o além ou diretamente para a camera e se pergunta "quem é essa doida mesmo?"

    Enfim, Any. Estava com saudades de ti, e é tão gostoso ler seus textos!!!
    Irei comentar melhor na próxima, estou no meio da noite realizando uma tonelada de pesquisa para a faculdade. e life is strange é um pleonasmo -q
    Fico muito feliz em ver que anda tudo bem contigo. Espero que sua vida esteja repleta do melhor <3

    Logo mais, logo menos, irei reservar um tempo livre para ler seus posts com uma xícara de chá.

    Beijos e abraços!!

    ResponderEliminar

Regrinhas - não diga que ninguém avisou: [www]
Este blog é um safe-space, mas também um espaço educativo e de conversa.