E não é que o pessoal aqui nem é muito machista?


Ok, ok, este post é tão curto que só tem ler mais por razões estéticas. Já agora, devo dizer que ainda não respondi aos vários comentários, mas sim, Hina-clone, o seu palpite está provavelmente certo. Não respondi porque a minha pessoinha começou a ter semanas doidas desde a passada - esta semana será a pior, pois teremos 3 testes, mas a próxima será também complicada por termos um teste e uma apresentação de trabalho, sendo que o trabalho terá de ser apresentado numa página web. Adivinhem quem é que se ofereceu para fazer o layout? *riso maléfico*

Então, eu só passei para deixar uma nota entre o meu estudo ~mentira, provavelmente hoje não volto a estudar, o youtube está a chamar-me~

O ponto é: esperar-se-ia que num cursos formado essencialmente por rapazes (assumindo que pelo menos a maioria do pessoal é cis), houvesse um bocadinho de machismo sempre presente nas aulas. Contudo, não é bem assim, e nesse aspeto eu orgulho-me de Portugal: tem muita ignorância, mas pelo menos nos quesitos básicos, adolescentes/adultos conseguem ser pessoas decentes, e mesmo que sejam, dificilmente alguém parte para a violência ~física~. Still, eu preparei-me para um mínimo de comentários idiotas, mas mesmo quando me deparo com eles, são algo tão leve que dá para deixar passar. Vamos exemplificar?

  • Contava com mansplaining» quando homens assumem que a (presumida) mulher com quem estão a falar não sabe algo, ignorando possíveis formações e competências dela, e acima de tudo, ignorando quando ela afirma saber aquilo que ele já está a explicar. Qd ela é acreditada, é-o de forma cética, apenas após responder devidamente a várias perguntas "de segurança", vai que ela achava que sabia algo que afinal não sabe... -.- Enfim, aqui no meu curso não encontrei nada disso. Não que não hajam rapazes a explicar-nos coisas - a questão é que o fazem SEM SER de forma condescendente, e confiam nas coisas que nós dizemos. Claro, o que está errado, está errado, mas pelo menos ninguém parece suspeitar da nossa inteligência só por sermos e um certo género. 
  • Contava com gente a tratar-nos como posers em termos de animes, jogos...» Não é que muitas de nós sejamos gamers e otakus (aliás, somos só 3 raparigas cis né), mas eu e a Vera somos certamente, e nunca nos trataram como alguém que só estivesse a fazer de conta. De jogos, eu admito abertamente que não sei muito - só conheço os títulos, mas nunca testei a maioria deles - mesmo assim ninguém faz caso. Tratam-me apenas como tratariam alguém que tem interesse em algo, mas não investe nesse interesse. E já notaram que eu percebo bem de animes.
  • Esperava descuido com pronomes» Na verdade, isso acontece. É comum ver até os próprios stôres (apenas os homens) referirem-se à turma como se fosse apenas constituída por rapazes. E ainda no outro dia, um colega meu, a responder a uma coisa a uma stôra, utilizou "um homem" numa frase relativamente assim: "Tem de haver alguém responsável por controlar os outros cargos", usando "um homem" em vez de "alguém". Mas a minha stôra chamou-lhe atenção para ele tentar usar uma linguagem mais inclusiva, e os meus colegas de turma até brincaram com ele a chamar-lhe de "machista" e afins, em vez de se sentirem ultrajados. O que é apenas decência básica, mas depois de eu já ter visto idiotas ficarem ofendidos com um pedido tão simples, foi bom ver alguém a reagir bem. Foi refrescante.
  • Esperava um certo "assédio"» Nada demais, mas algumas bocas. Aliás, as praxes - lideradas pelos doutores/corvos, que sim, são aquelas pessoas que trajam uma capa preta e que inspiraram os uniformes de Harry Potter (pois a autora esteve uns anos em Portugal) - de outras faculdades dizem que para vencer a ISEP ~le minha faculdade~ basta enviar uma "gaja boa". O que possivelmente é verdade, contudo, no dia a dia nunca vi nenhum comentário minimamente abusivo, nem nenhuma proximidade forçada. 
Literalmente, o nosso género não parece ter peso nenhum, e isso é bom. Faz-me sentir mesmo leve. 

Algumas coisas que eu quero há muito recomendar/anunciar:
  • Always raining here» uma comic BL adorável que já recomendei no FS «chegou ao fim.
  • Yuri on Ice» eu realmente tenho esperanças de que o fanservice passe disso, e patinadores reais andam a assistir e apoiar o anime. 
  • 2 fics Klance {VoltronCrossroads + Dirty Laundry. A primeira é mais séria e até um pouco dramática, para além de ter um plot bem engenhoso. A segunda é hilária e fofa ao extremo. Contudo, ambas tratam temas bem sensíveis e belos, e creio que podem ser lidas mesmo por quem não viu o anime. Ambas ENORMES. 
E termino com esta imagem porque é simplesmente relatable:



Comentar com: ou

2 comentários:

  1. YOOOO ANY-CHAN \O/ MUAHAHAHAHAHAHA agora que minhas correrias terminaram eu posso voltar a vida de vadiagens e vir fofocar por aqui o/

    GÉZUIS, tô dizendo ainda vou trabalhar como vidente! (queria que meus palpites e chutes fossem assim nas minhas provas ç-ç)

    Bem vinda ao mundo corrido de uma faculdade... Bem, mas na verdade antes você também trabalha full time, aliás, estou começando a cogitar a possibilidade de você ter algum poder x-men para dar conta de tanta coisa! Enfim, espero que sambe lindamente nesses testes, que na apresentação sambe mais ainda (como sempre xD) E EU QUERO VER IMAGENS DESSE LAY DIVINO AÍ! QUERO VER ESSA LACRAÇÃO DE LAY DA APRESENTAÇÃO \O/ e babar pelas doideras e hovers que eu não consigo fazer <3

    "mentira, provavelmente hoje não volto a estudar, o youtube está a chamar-me"..... GENTE! Quem diria que eu viveria para ver a Any-chan dizer que não iria estudar, mas sim brisar na internet...... EM QUE MUNDO EU ESTOU!? shashuashuahsua Enfim, parece eu quando vou estudar para algumas matérias (vulgo parasitologia, uma matéria linda onde temos que saber o formato da cabeça até a bundinha de vários e vários vermes shuashuau)

    Okss, mas focando no ponto principal: QUE BOM CARA! ISSO É MARAVILHOSO <3 Aliás, acho que num geral faculdade acaba sendo um lugar mais "de boas", por ter (aparentemente) pessoas mais maduras, ou seja, gente mais da paz e amor. Geralmente o ensino médio e fundamental acabam sendo meio barra pesada e em certos pontos preconceituosos, devido a idade das pessoas, são jovens logo rola toda aquela questão de imaturidade e insegurança que geram comentários e comportamentos nada respeitosos. Mas, na faculdade como geralmente o pessoal é mais maduro, sabe abraçar e serem receptivos a diferenças.

    Enfim, que bom que os rapazes por aí são gente boa e tranquila, e é super bom ver que mesmo com algum "puxãozinho de orelha" (como no caso do pronome com o teu colega) ele tenha levado na esportiva e não tenha ficado irritado. Isso acaba também evitando que o clima da turma fique pesado e deixa todo mundo muito mais confortável para aprender e interagir. Eu tinha mais ou menos as mesmas preocupações que tu quando entrei na faculdade, porém eram em relação a comportamentos esnobes, pois como é uma faculdade particular, logo imaginei que eu fosse esbarrar em algumas pessoas prepotentes e esnobes, mas quando comecei a ter as aulas percebi que o povo de veterinária é super gente boa. Mó galerinha da paz e são pessoas bem humildes também <3

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Aliás, isso até me fez lembrar que ontem um colega meu (que apresentou um trabalho em grupo comigo), veio me elogiar dizendo que eu havia falado muito bem na apresentação xD

      ENTÃO É POR ISSO QUE EU ACHEI PARECIDA AS ROUPAS! CARA QUE SHOOOOWWWW ISSO! NÃO TÔ CRENDO QUE AQUELAS ROUPAS INSPIRARAM AS ROUPINHAS DE HARRY POTTER XD Sinceramente, eu achei mó daorinha aquelas roupinhas, eu acharia a maior graça usar aquilo, aí eu aproveitava e já comprava uma varinha de Harry Potter.... MEU DEUS, EU IRIA BRINCAR MUITO COM AQUELE UNIFORME HSUASHUAHSUAHSUASHUA Aliás, por que os doutores usam isso afinal!? É só pra diferenciá-los ou tem algum tipo de sei lá, costume no meio!?

      Eu estou esperando Yuri On Ace terminar para ir ver o anime, mas eu espero do fundo do meu coração que ele realmente passe do fanservice... EU NUM TÔ RECEBENDO MÓ FLOODAÇÃO NO TWITTER TODA SEMANA PARA NO FINAL ESSES DOIS NÃO SE PEGAREM OFICIALMENTE! (já me basta lidar com Akane x Kougami, Hak x Yona QUE TÃO NUMA PUTA ENROLAÇÃO e mais Yatori de Noragami.... EU NUM PRECISO DE MAIS OUTRO SHIPP QUE NUM SE PEGA!).

      Enfim, fico muito feliz que a faculdade esteja indo bem, que a turma seja de boas e talls. Espero que se divirta nessas loucuras de computação e HTML E QUE LACRE LINDAMENTE NO LAY DA APRESENTAÇÃO XD

      Kiss

      P.s: MANUUUU agora que eu parei para pensar, estar numa turma com a maioria de homens tem uma ENORME VANTAGEM!.... CÊS TÃO PRATICAMENTE NUM HARÉM REVERSO SHASHAUSHUASHUA Cada uma das garotas pode montar o seu próprio harém de boy magia hsuashuahsuahusahu (sorry, MAS EU NÃO PODIA DEIXAR ESSA PASSAR! XD)

      Eliminar

Regrinhas - não diga que ninguém avisou: [www]
Este blog é um safe-space, mas também um espaço educativo e de conversa.