Porquê que a representatividade lgbt+ em Voltron desiludiu


Então... hoje não haverá recomendações do dia. Porque eu não tenho tempo para fazer dois posts, mas quero desabafar sobre este assunto. Mesmo ainda não tendo visto a sétima temporada de Voltron, já sei spoilers de praticamente tudo e, apesar de estar certa de que a temporada tem vários pontos fortes e que vou gostar dela como um todo, isso é completamente irrelevante para analisar a tão prometida - mas não inteiramente entregue - representatividade lgbt+. O post contém spoilers e sugiro que parem de ler a partir daqui se não viram até à sétima temporada, incluída. O post não irá dirigir qualquer forma de ódio à equipa por trás de um "anime" tão bom nem irá entrar em guerras de ships, mas sim considerar o enredo, o marketing, informações dadas em entrevistas e a forma como tudo isso contribuiu para dois conceitos problemáticos dos quais a comunidade lgbt+ já está cansada de explicar porquê que magoam: queerbaiting, e a trope Bury Your Gays. Também pretendo esclarecer dúvidas que tanta gente parece ter em relação à má representatividade de que Voltron está a ser acusado - por exemplo, confundindo as acusações de queerbaiting com as acusações da trope que mencionei.

Fanart de Lance a descobrir que os outros paladinos são lgbt+ [créditos - é uma comic]
Considerações relevantes nesta análise

Vou considerar:

Shiro com bandeira lgbt+
nas costas [créditos]
  • - Que o Shiro é uma personagem maravilhosa para ser lgbt+, e o facto de o ser em NADA se relaciona com o queerbaiting. O facto de não aderir a grandes estereótipos, ter um papel relevante e de a sua experiência intersectar com outras caraterísticas típicas de minorias sociais - sendo asiático, tendo perdido um braço, vivido com uma doença crónica e tendo desenvolvido PTSD com a guerra - é algo que raramente acontece, e verdadeiramente inspirador.
  • - As frases pronunciadas pela equipa de desenvolvimento em relação ao Shiro. Isso inclui ter sido dito em entrevistas que veriámos mais do Adam [fonte], que teriam casado se o Shiro não tivesse aceite a missão do Garrison [fonte], mas que terminaram porque o Adam não aguentava mais a possibilidade de perder o Shiro [o próprio anime mostra essa parte, mas também é dito no link anterior]. 
  • - As frases pronunciadas pela equipa de desenvolvimento em relação a outros temas lgbt+, entre as quais que seria um deserviço tanto ao Lance como à Allura se eles formassem um casal porque o Lance não merecia ser a segunda opção [fonte], entrevistas a debater ships como Klance/Laith [exemplo], comentários da Netflix a dizer que shipa Klance e que Voltron é basicamente Queer Eye com robôs gigantes [fonte], entre outras.
  • - Material oficial como os cartazes usados no marketing da sétima temporada [mostro conforme for relevante para o meu argumento], ou a arte oficial onde as personagens estão a segurar cartazes a dizer "género", "raça" e "lgbt" - palavras essas que, com exceção para já do Lance, estão associadas a arcos das personagens [imagem].
  • - Que a história aborda temas como os impactos da guerra e não pretende focar em romance, a não ser que este tenha relevância para mover o enredo
  • - Que ainda falta uma temporada e até lá várias coisas podem mudar

Não vou considerar:

  • - Guerras de ships, ainda para mais porque eu sou multishipper
  • - Que o foco da trama é o romance e que a equipa de desenvolvimento é obrigada a apresentar um romance melado no meio à guerra, porque obviamente o propósito de Voltron não é apresentar isso
  • - Que na sétima temporada já ficou claro que casais irão ser formados, porque ainda não está tudo acabado
  • - Que a equipa de desenvolvimento se opõe a representatividade lgbt+ ou qualquer outro tipo de representatividade, pois para além de não haver bases que fundamentem isso, membros da equipa - como Bex - são lgbt+, e há teorias de que a equipa está a ter resistência por parte da Dreamworks para apresentar mais personagens lgbt+ [fonte]
Fanart de Keith como gay, Lance como bi, Pidge como trans e Allura como lésbica, celebrando Pride [créditos]

O quê que desilude na representatividade

Aplicação injusta e desnecessária da trope Bury Your Gays

Fanart Shadam/Adashi [créditos]
Como explicado no [tv tropes], essa trope é quando, diferindo de casais entre personagens de géneros diferentes, não são permitidos finais felizes a casais lgbt+/queer, sendo morta uma das pessoas que constitui o casal mesmo que se tenha chegado a estabelecer um relacionamento. Destaco a passagem "Additionally, the problem isn't merely that gay characters are killed off: the problem is the tendency that gay characters are killed off in a story full of mostly straight characters, or when the characters are killed off because they are gay. The trope does, however, have substantially less impact in a Cast Full of Gay or a cast equal in LGBT characters and straight characters."

Destaquei essa passagem porque seria a minha resposta ao que pessoas que fazem parte da equipa de desenvolvimento - incluindo a voice-actor da Pidge, Bex - [afirmaram]: que a história é sobre guerra e portanto há mortes. De facto, o Adam morreu em batalha, antes mesmo de chegar a saber que o Shiro estava vivo - mas porquê que o contexto em que morreu ainda torna a trope problemática?
  • - Mesmo entre personagens secundárias, poucas morreram. E no meio de tantas famílias que Voltron já introduziu, ainda não morreu nenhum casal lido como hétero. Se há mortes durante a guerra, e se queriam causar impacto com alguma morte, porque não a) matar mais personagens b) escolher matar alguém por quem sentiamos mais afeição e já conhecíamos c) escolher uma morte cruel, como matar o James que só tem a idade dos paladinos?
  • - Mesmo que tivessem morrido casais lidos como hétero, isso não anulava o facto de que o Shiro e o Adam eram o único casal - aliás, ex-casal, mas mesmo isso já bastava - lgbt+ introduzido na história. Matar uma das personagens do casal faria com que não sobrevivesse nenhum casal lgbt+ para contar a história, sendo esse o problema. 
  • - Muita gente diz ainda que a morte de Adam não teve contribuição nenhuma para o enredo, sendo desnecessária. Como ainda não vi a temporada nova, não posso comentar isso, mas fica aqui registada a possibilidade - embora [outras interpretações] também sejam válidas.
Diga-se ainda de passagem que a origem da trope até foi uma coisa "positiva" (mais concretamente, a única maneira em que era permitido ter explicitamente personagens lgbt+ antigamente). Nunca foi criada para gente hétero se apoderar dela e a usar sem necessidade de formas que magoam pessoas lgbt+. Aqui podem ver [mais sobre a história] mas, para além disso, recomendo esse link pela análise maravilhosa que faz ao sofrimento do Shiro e à ironia da morte do Adam.

Queerbaiting

Fanart Sheith [créditos]
Queerbaiting, ou "isca queer", é uma estratégia de marketing que insinua uma certa tensão romântica/sexual entre personagens do mesmo género, que alguma personagem está no espectro trans ou é intersexo, ou que haverá alguma forma de representatividade lgbt+, sem chegar realmente a entregá-la. É uma forma de dar esperança e atrair público lgbt+ através de subtexto, sem desagradar pessoas não-lgbt+. [fonte]. O termo em nada minimiza a importância de amizades entre personagens do mesmo género, nem da quebra dos estereótipos de género, pois só de aplica quando frases, imagens ou outras coisas são pensadas de modo a permitir que as entrelinhas sejam interpretadas como conteúdo lgbt+.


Também é problemático a frequência com que contextos que podiam ser aproveitados para oferecer representatividade lgbt+/queer são inteiramente desconsiderados, fazendo com que amizades ou quebras de estereótipos de género (outrora pouco representadas) sejam sempre desenvolvidas em vez disso, aumentando ainda mais a frustração de quem quase nunca se vê representado em condições e ainda deu audiência a uma obra que às vezes até troça da sua cara - dado que muitas vezes a equipa de desenvolvimento e marketing que atraiu público lgbt+ acusa fãs de se terem iludido a si própries ou de estarem a desmerecer o esforço colocado no desenvolvimento de outros elementos da história. Ou seja, para além de não terem visto a representatividade lgbt+ que desejavam, fãs ainda têm de lidar com o facto de terem dado audiência a quem os usou.

No caso de Voltron, queerbaiting verificou-se em várias circunstâncias - embora, como disse acima, o facto de o Shiro ter sido declarado lgbt+ em nada seja queerbaiting (felizmente). Mas algumas das iscas foram...:
Crossover entre ship Klance e
Spideypool [créditos]
  • - O facto de a Lauren ter dito que veríamos mais do relacionamento entre Shiro e Adam [fonte na secção das considerações] quando, na verdade, a única coisa que vemos do relacionamento é o seu término numa das memórias do Shiro e, no presente, o Adam a morrer em combate e o Shiro a lamentar (Por segundos! Até a Pidge a chorar pelo irmão que afinal não estava morto teve mais screen time!) não o ter reencontrado.
  • - Pósteres da sétima temporada que aludiam ao facto de que, tal como dissera Lauren, veríamos mais do relacionamento entre o Shiro e o Adam, e que o Adam seria mais do que uma personagem secundária - caso contrário, porquê que ele apareceria em [três][dos][pósteres]? Vale notar ainda que, nesse primeiro, o facto de o Keith aparecer do outro lado de Shiro ao mesmo nível que o Adam ainda podia ser interpretado como um potencial triângulo amoroso, especialmente considerando que o Keith é extremamente próximo de Shiro e até já disse que o amava, mesmo que inserido na frase "You're my brother, I love you!"
  • - Pósteres da sétima temporada que aludiam ao ship Klance por fazerem um paralelo com os pósteres do Shiro e do Adam, que sabíamos que tinham sido um casal, implicando portanto uma similaridade no relacionamento entre o Keith e o Lance. Refiro-me a [este]. 
  • - Comentários feitos pela Netflix comparando Voltron com Queer Eye e dizendo que shipava Klance [fonte na secção de considerações], insinuando tanto representatividade lgbt+ extensa como, de certa forma, que o ship Klance se poderia concretizar.
  • - Contudo, ainda em relação a Klance, aquilo que é entregue na temporada em si são indícios de que Keith e Lance terminarão ambos em relacionamentos cis-heteronormativos
    • Parece que a Allura começou a retribuir os sentimentos do Lance, mesmo que não tenham tido praticamente interações desde que ela terminou com o Lotor (levando muita gente a criticar o mau desenvolvimento, embora haja [uma exceção que eu considero uma opinião válida]), e contrariando o que tinha sido dito numa entrevista [creditada na secção das considerações] sobre ser um deserviço fazer o Lance ser a segunda escolha da Allura. Muita gente também critica a mensagem que isso irá transmitir: de que não há problema em continuar a chatear uma rapariga de quem se gosta até ela ceder - embora eu não interprete a atitude do Lance como insistência e, portanto, não partilhe dessa opinião. ~pessoalmente, ainda acho que Allurance faz mais sentido que o ship seguinte~
    • Quanto a Keith, vemos o início do que pode ser entendido como potencial amoroso entre ele e Acxa - mesmo que já se tivessem salvo mutuamente por várias vezes, é possível que ainda nem sequer saibam o nome um do outro e não tiveram mais nenhum tipo de interação antes da cena que levou a entendê-los como futuro par romântico. Muita gente até tinha a teoria de que eles seriam relevados meio-irmãos, o que só mostra o quanto o relacionamento deles pode ser considerado repentino. 
    • Vale lembrar que nenhum destes relacionamentos se concretizou e os produtores ainda podem desenvolver algo diferente. Klance ou não, deduzir que os pares finais serão Lance x Allura e Keith x Acxa é saltar para conclusões, e deduzir que nenhuma dessas personagens será lgbt+ antes da última temporada, acusando os produtores de forçar casais heteronormativos, pode ser uma atitude precipitada. Ou seja, considero isso uma forma menor de queerbaiting (sim, porque o problema seria o queerbaiting, não os casais em si). 
  • - A arte oficial [mostrada na secção de considerações] onde os cartazes segurados pelas personagens têm relação com arcos onde são abordadas caraterísticas delas - as mesmas que estão escritas nos cartazes: Pidge tinha-se disfarçado de rapaz até ser relevada como rapariga, e a primeira pessoas a confrontá-la com isso foi Allura, outra mulher - ambas estão a segurar o cartaz que diz "género"; Keith foi revelado meio Galra, e a primeira pessoa que teve uma conversa amigável com ele acerca do assunto foi o Hunk, que tem pele escura e é Samoano - estão a segurar o cartaz que diz "raça"; Shiro é lgbt+, muita gente dizendo que ele é gay embora, apesar do relacionamento com Adam, os produtores tenham deixado claro que não lhe vão por uma label específica - e, juntamente com o Lance, está a segurar um cartaz que diz "lgbt". Seguindo a lógica do que já foi revelado, o Lance tem de estar no espectro lgbt+, contudo, até agora, não há nada que o dê a entender e, considerando os indícios de que ele ficará com a Allura, cada vez mais as pessoas receiam que seja só mais publicidade enganosa. De novo, ainda não dá para garantir que isto seja queerbating, considerando que ainda falta uma temporada. 
Fanart de Pidge com uma t-shirt da bandeira trans e Matt com uma t-shirt da bandeira bi [créditos]

Como é que os problemas podiam ser resolvidos?
Será difícil, mas não impossível, remediar as asneiras feitas na temporada que falta - e fazer isso devia ser uma decisão consciente, acompanhada de um pedido de desculpas aos fãs lgbt+ por parta da equipa de produção por terem iludido as pessoas e cometido tropes que magoam tanta gente, sem ter nada a amenizá-las. Mas como não adianta pedir desculpas por algo que não vai ser remediado, aqui estão medidas a tomar:
  • - Podiam ser introduzidas mais personagens lgbt+, para não parecer que Shiro, a única mostrada até agora, está a sofrer injustamente. Mais que isso, podiam introduzir casais queer saudáveis (por favor não façam da Ezor e da Zehtird [psycho-lesbians]) e dar um final feliz pelo menos a um deles.
  • - Podiam atingir/matar mais personagens cis-hétero, incluindo famílias e casais, para que Shiro e Adam não fossem os únicos atingidos até agora (embora, como eu tenha dito ao falar da trope Bury Your Gays, isso por si não resolva o problema sem a medida anterior)
  • - Evitar marketing que dá esperanças falsas às pessoas de se verem representadas, e que implica coias que não irão acontecer no geral.
Lance com roupas consideradas
femininas [créditos]
E há teorias e desejos dos fãs que ainda se poderiam aprovietar, portanto aqui ficam sugestões/headcanons que eu já vi no fandom:
  • - Axca confessa ao Keith que gosta dele, ele rejeita-a e diz que é gay, e fica com o Lance ou com o Shiro
  • - Axca é revelada irmã do Keith e, de novo, ele fica com o Lance ou com o Shiro
  • - Lance acaba por não ficar com a Allura mas sim num relacionamento com alguém do mesmo género
  • - Mesmo que Lance fique com a Allura ou uma mulher, é revelado que ele é bi/pan/wtv e gosta de pessoas do mesmo género
  • - Lance é revelado uma personagem não-binária - e considerando a forma como adere tanto a feminilidade como masculinidade, isso podia ser aproveitado (embora expressão de género não tenha correlação direta com a sua identidade). Além do mais, há [cenas] que podem ser interpretadas como se ele não fosse homem nem mulher exclusivamente.
  • - Fazer o Shiro terminar num relacionamento com aoutro homem, não necessariamente o Keith, embora fosse com quem faria mais sentido considerando que não há tempo para ele desenvolver um laço muito profundo com mais ninguém.
  • - Ter uma personagem trans, como a Romelle [teoria de que ela é trans porque as suas marcas altean são azuis quando as mulheres altean as costumam ter rosa].
  • - Casais lgbt+ entre personagens secundárias. Sei lá, muita gente está a criar ships novos com o grupinho do James.


Eu já escrevi coisas problemáticas parecidas com as que Voltron cometeu, e aprendi com elas. O facto de os produtores não terem aprendido mostra que não se esforçam por pesquisar como criar boa representatividade lgbt+ nem estão a ouvir o que os fãs lgbt+ estão a dizer, caso contrário, já teriam pedido desculpa, feito esforços paa corrigir o problema e entendido que [lgbt fans deserve better]. Caramba, nem o que aconteceu com The100 ensinou alguma coisa?

Era isso, sapinhos. Não façam comentários agressivos, ou serão apagados. E se alguém disser que pessoas lgbt+ estão chateadas por causa da ships eu vou recomendar que volte para a escola primária para aprender a ler, porque claramente não processou nada do que está neste post.

Comentar com: ou

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regrinhas - não diga que ninguém avisou: [www]
Este blog é um safe-space, mas também um espaço educativo e de conversa.