Recomendações do dia


Ohayou ^^ Posso não publicar a coluna *cof* diária *cof* ao domingo, mas nos restantes dias, enquanto estiver de férias, garanto que não falha! O post de hoje se calhar será menos útil que de costume, mas tem algumas coisinhas interessantes. Cliquem se quiserem,... Oh, mas vejam pelo menos a minha nota no fim do post, é um bocado sobre os pronomes que eu quero começar a usar e dava jeito se começassem a usá-lo também para se referir a mim :) 

Artigo do dia: [www]
Pelos vistos, Turco é uma língua género-neutro, maaaas quando é preciso traduzir as suas frases para uma língua onde hajam pronomes e tratamento diferenciado por género - no caso desse link, par ainglês - o algoritmo do google tradutor recorre à frequência com que ceertas frases são ditas na língua para a qual as está a traduzir para atribuir género ao sujeito das frases. Resultado? As frases acabam por parecer intencionalmente sexistas, mas não o algoritmo que tem culpa - é a maneira como as pessoas falam que tem. Ou seja, até o google tradutor prova que há uma mentalidade predominantemente sexista na sociedade... A sério, o link é curto e os prints são um bocado chocantes, no vosso lugar eu clicava.

Vídeo do dia: [www]
Este vídeo não tem propósito absolutamente nenhum... a não ser talvez convencer-vos a ver Haikyuu. Esse é um amv que nem tem grande edição, apenas um timing muito bom e cenas escolhidas a dedo - e em Haikyuu, há muitas por onde escolher. As personagens pura e simplesmente podem ser descritas como adorkables, e o amv tem vários momentos engraçados e fofos das 3 temporadas - e não, eu não consideraria spoilers, já que não há contexto nenhum e, lá está, são só funny moments. Eu pelo menos morri de rir, porque Haikyuu está repleto de coisas assim e é uma das razões pelas quais o anime faz tanto sucesso e consegue cativar com as suas personagens :3

Artista do dia: [www]
Leonardo Santamaria é uma pessoa que faz ilustrações um bocado distintas das que tenho recomendado até agora - ufa, finalmente estou a variar! Apesar de figuras humanas e elementos da natureza ainda serem comuns, a pintura e as composições são muito mais tenebrosas. Usa bastantes tons de vermelho que passam um ar desconcertante, sombras carregadas,esconde os rostos, corta partes da imagem propositadamente... é um estilo que eu considero interessante. E, em termos de técnica e de entendmento anatómico, eu sinceramente considero o nível alto.


Eu acho que finalmente decidi que forma de tratamento quero começar a usar - para quem não sabe, eu identifico-me como mulher e pessoa não-binária. E gosto da combinação a/elu/e - ou seja, artigo feminino, pronome elu e terminação das palavras em "e", embora aceite palavras no feminino caso não dê para aplicar essa regra. Se não conseguem visualizar como é que se usa, aqui estão exemplos específicos - o print foi tirado [deste gerador] (a página é maravilhosa!) e serve precisamente para uma pessoa experimentar as combinações que gosta.
Jaa ne! A minha pessoa está muito ocupada e portanto o post foi rapidinho. 
Comentar com: ou

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regrinhas - não diga que ninguém avisou: [www]
Este blog é um safe-space, mas também um espaço educativo e de conversa.