Recomendando Voltron


Então, alguém já aqui ouviu falar de Voltron? É possível, sim. A produção é da Nickelodean, e creio que pelo menos um dos responsáveis pelo carácter design, Joaquim dos Santos, fez parte da equipa de Korra ou ajudou na arte desta. É outro pseudo-anime que me ganhou completamente. E eu não queria falar disto já, porque eu gostava de fazer uma mega resenha no FS quando terminasse todas as temporadas, mas como ainda estão em lançamento, demoraria muito e o «trailer da season 2» não me deixará aguentar. O meu coraçãozinho está desesperado por surtar, então cliquem em ler mais, e aturem-me ;)

Então, se não fosse o tumblr, eu nunca teria sido convencida a ver Voltron. Têm robôs, espaço, e sinceramente eu não sou a maior fã de nenhuma dessas coisas, mesmo tendo ultrapassado o preconceito após ver CodeGeass. Mas com tantas imagens apertáveis de Klance (Keith x Lance) a passar na dashboard, não resisti ao ship.
[23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 »                 « 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23]
Além disso, a arte é boa, a animação é ótima, e eu gostei do facto de ser um reboot ~que, diferentemente dos remakes, implica alterações de peso no enredo e afins~ e de tanta coisa ter mudado em relação às obras originais. Voltron já teve duas versões anteriores, mas não me sinto tentada a passar de relance por nenhuma. 

Mas agora vamos à parte séria. A história trata de um grupo de 5 adolescentes (e quem garante que os 5 são rapazes? Ninguém!) que, tendo estudado numa escola de... hum, engenharia aeroespacial? Who knows?... se juntam por acidente, quando Shiro, dado por desaparecido, conseguiu escapar de um rapto alienígena e regressar à Terra, mas ia acabar por ser usado como cobaia pela escola. Mais ou menos. Basicamente, 3 dos estudantes apercebem-se da confusão e, indo em resgate, se encontram com Keith (ex-estudante rebeldinho), que tb ia em salvamento. Mais tarde, Keith revela que andava a ser guiado por impressões sensoriais, que levam o grupo até um leão gigante, acabando os 5 num outro universo onde se devem tornar defensores da Galáxia contra o império Galra. Ao lado da resistência, juntam-se 2 sobreviventes de uma raça desaparecida, Alteanos. Com Voltron (um robô gigante) podendo ser formado, já havia esperança para o lado do bem...

Mais não conto, até porque a primeira temporada é bem introdutória e qualquer coisa daria spoiler.

Para mim, o ponto forte nem é a história - "grupo aleatório é escolhido para salvar o universo" dá uma sinopse bem genérica; E já mencionei que amo a animação e design, contudo, mesmo sendo um ponto de destaque entre obras ocidentais, não é nada que eu não tenha visto antes. Então aqui vai o que me cativou: as personagens. Não só por evoluírem como grupo, ou por serem atualmente estrelas do tumblr, mas porque, para além da dinâmica interna, a dinâmica interna (personalidade, objetivos pessoais...) é muito bem trabalhada, e penso que ainda só vimos uma amostra do que está para vir. Afinal, enquanto que a primeira temporada teve um ritmo leve, pelo trailer da segunda - que sairá já este ano - a coisa vai começar a ficar pesada, e vai obrigar as personagens a amadurecer ainda mais depressa. Eu AMO isso, e estou sempre a procurar análises no tumblr, então aqui vou falar um nadinha sobre cada personagem:

  • Shiro» É o líder de Voltron, e mesmo já tendo sido prisioneiro dos Galra, perdido um braço e parte da memória, conseguiu manter-se integro e são. Para além disso, tem uma personalidade calma e séria - sem chegar a ser "chato", pois na verdade ele até é engraçado - preocupa-se com toda a gente, e é o modelo perfeito de figura paterna. O que esconde? Alguns demónios internos, medos e inseguranças perfeitamente plausíveis. Não só isso, ele foi o único a escapar de um grupo com mais 2 pessoas, de quem era próximo, e ainda não sabe o que lhes aconteceu. Suporta um peso enorme nos ombros. 25 anos e aparência de Deus. 
  • Keith» Piloto vermelho, parece um adolescente revolts que abandonou a escola por motivo nenhum, mas o facto de ter abandonado os estudos - mesmo sendo o melhor aluno - prende-se com o desaparecimento de Shiro e com a tal energia que o incentivava a procurar os leões. Para além de órfão, os produtores confirmaram que ele era próximo de Shiro, então o isolamento em que viveu por 3 anos não deve ter sido fácil e deixou-o com algumas dificuldades de sociabilidade, mas são vários os momentos que deixam entrever uma personalidade mais alegre, motivada e até carinhosa. 
  • Lance» Piloto azul, tem por volta da mesma idade de Keith e Hunk, e é provavelmente de Cuba. Tem uma família enorme e, quando o Keith deu às solas, adquiriu a posição de melhor aluno. Isso, aliado às indiretas que ele manda, a um ar aparentemente oblivious e excesso de confiança podem transmitir a ideia de que é alguém superficial, porém, acaba por dar a entender que dá imenso valor à família e ao planeta que deixou, e que valoriza coisas simples. Até mesmo a sua rivalidade com Keith serve, possivelmente, para esconder a pressão que sentia por não conseguir satisfazer as expectativas dos professores. 
  • Hunk» Muitas pessoas poderão tentá-lo reduzir ao estereótipo "personagem gorda que se preocupa com os amigos e tem talento para cozinhar". De facto, ele reflete esses traços todos, mas mais marcante ainda é a sua inteligência: Para além de ser quem melhor relembra os ensinamentos das aulas, é um ótimo engenheiro, bom a descodificar coisas e astuto para perceber quando está a ser ludibriado - aliás, se não acreditarem nele, faz questão de ser aquele amigo que diz "Eu avisei-te". Ele suporta os amigos e cumpre as promessas que faz, só que o seu lema? Do no harm and take no shit. 
  • Pidge» Inteligente, no sentido de que suspeita da escola desde que o irmão e pai foram anunciados como mortos (eles participaram na mesma missão em que Shiro foi capturado), e de ser um um génio dos computadores. Enquadra-se um pouco na categoria de anti-herói, pois apesar da bondade e da competência, por muito tempo colocou o salvamento da família acima da tarefa de salvar a galáxia. Além disso, embora não seja canonicamente trans, dá para estabelecer paralelos entre um coming out trans e uma revelação sobre a personagem. 14 anos.
  • Allura» Ela é a princesa alteana que foi colocada à forla em coma, para poder sobreviver e guiar os futuros paladinos de Voltron, com a ajuda de Coran. Negra, mulher, e perfeitamente dona de si, não há ninguém que não a admire. O melhor de tudo é que ela consegue ser forte e responsável, sem ter de ser associada a *cof* traços masculinos *cof* que muita gente crê que determinam personagens fortes. Ela consegue ser emocional sem beirar o melodrama, e forte sem beirar a frieza. Acima de tudo, os poderes dela tanto são mentais como físicos. Numa palavra? Diva.

Por fim, devo mencionar as minhas 2 teorias favoritas» [Galra!Keith] e [Keith é afinal o líder e o Shiro é o piloto vermelho]. Caso queiram ver mais análises, [esta] minha lista é um bom começo, e assim termino deixando mais um AMV:


Comentar com: ou

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regrinhas - não diga que ninguém avisou: [www]
Este blog é um safe-space, mas também um espaço educativo e de conversa.