Recomendações do dia


Ohayou, sapinhos! NOTA IMPORTANTE: Este será o último post da coluna diária "recomendações do dia". A partir de agora os posts serão semanais. 

Porquê? A minha faculdade começa em breve e quero aproveitar bem os ultimos dias, e verdade seja dita que parece que o universo conspirou a favor porque eu vou amanhã ao dentista, qd sair vou dormir a casa de um dos meus melhores amigos com ambos, e no dia seguinte quando voltar da festa de pijama, ainda vou lanchar à casa da Ruru e entregar-lhe a prenda que fiz quando ela fez anos. 

Artigo do dia: [www]
Uma questão que eu tinha e nem sabia: "Como é que o lo-fi hip hop radio se tornou tão popular?". Pelos vistos, esse nome enorme designa a praga das músicas com batidas em loop e fundos de anime tão usadas para estudar. E quem diria que é preciso investir tanto para ter um canal famoso com músicas assim!...

Vídeo do dia: [www]
Bem, este último vídeo será polémico >.< Witcher será adaptado para uma série, mas será baseado no material original, os livros, em vez dos jogos. Como tal, os produtores estavam a manter-se fieis a coisas tão específicas como o facto do Geralt não ter barba, contudo, decidiram que a Ciri seria de uma minoria étnica. Se essa decisão contribuiu para suscitar a Guerra Mundial III? É bem possível... Como o vídeo diz, todas as adaptações adicionam o seu próprio toque, mas quando se promete uma coisa aos fãs, qualquer mudança deve ser justificada, para além de que as personagens são uma das atrações principais para os fãs e que estes conhecem a origem de Ciri, que descende de personagens brancas. Ou seja, essa mudança irá implicar mudar várias outras coisas. Iso dito, embora eu concorde com o youtuber que diz que criticar a adaptação da Ciri negra não é racista - apenas indignação perante... enfim, ser prometida uma coisa e entregue outra - ele não me pareceu a pessoa mais versada em representatividade, dizendo que num cast cheio de personagens negras ele não tornaria algumas delas brancas ao adaptar. Esse exemplo, aparentemente quivalente a tornar personagens brancas de alguma minoria etno-racial, é uma analogia falsa quando se considera a componente da representatividade, pois não há muitos filmes com um cast maioritariamente minoritário por aí e tornar algumas personagens brancas acabaria com a oportunidade de o ter - já casts inteiramente brancos não faltam. Mas lá está, por muito que eu goste de representatividade, eu gosto de representatividade no material original, não que seja usada para sacrificar a fidelidade de adaptações. Ciri originalmente negra? Linda, maravilhosa, deusa. Ciri branca adaptada para negra? Também gostava de saber a razão...

Artista do dia: [www]
Para terminar em grande, aqui uma das artistas mais famosas do tumblr: Viria13! A sua época de ouro foi há uns anitos atrás though, com o sucesso de Harry Potter, Percy Jackson e algumas outras séries adolescentes - e sim, ela é fã dos livros. Aliás, ELA FOI CONTRATADA PARA FAZER AS ILUSTRAÇÕES OFICIAIS DAS PERSONAGENS DE PERCY JACKSON NO SITE DO AUTOR!!! [vejam aqui], isso é tudo dela - senti um orgulho enorme ao descobrir isso porque ninguém merecia mais que ela, e diga-se de passagem que a sua arte está cada vez melhor. Tem um traço bem "desenhado" que já mantém há anos, mas a pintura e as composições - muitas delas fofinhas e com uma ambientação agradável - estão cada vez mais refinadas, sem contudo perder o estilo inicial que é tão facilmente reconhecível.

E pronto, esperem-me apenas domingo :)
Comentar com: ou

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regrinhas - não diga que ninguém avisou: [www]
Este blog é um safe-space, mas também um espaço educativo e de conversa.