Vanitas no Carte (mangá) + Novidades


Ohayou, sapinhos!

Há quanto tempo, não é mesmo? Ou quase estava a recear que o meu hiatus atingiria o ponto em que me seria impossível voltar... Mas não. Mesmo que o resto da blogosfera esteja praticamente morto, mesmo que eu tenha afirmado que passaria a postar mais no tumblr (o que não aconteceu, e mesmo reblogar coisas é trabalhoso por conta das tags) e mesmo que talvez já não haja ninguém a ler... eu ainda quero dar continuidade a este cantinho. E porque não? Há sempre algumas pessoas que aterram aqui e gostam do que eu escrevo, desde novidades sobre mim, a reviews, e sempre com comentários sobre ativismo interseccional pelo meio - já agora, o próximo post provavelmente será sobre Anarquia de Relacionamentos ;) Mas no fundo no fundo, o meu objetivo é tornar-me uma espécie de [Shana], uma tia da blogosfera fiel às tradições antigas e que não desgruda nem por nada ^^



{Querem saber mais sobre Vanitas no Carte e este lindo ship? Leiam a segunda metade do post ^~^ }

Por muito que eu ainda tenha uma rotina e goste de técnicas de produtividade, tenho notado que recentemente (isto é, após o meu burnout que ainda dura) dá-me mais resultados dedicar-me às coisas que me apetecem fazer na hora. Isto é, em vez de estipular objetivos/hobbies aos quais me quero dedicar num dado dia/semana/mês, dedico-me apenas ao que der vontade. Isso tem a desvantagem de não conseguir concluir nenhum projeto a não ser que a vontade de me dedicar a ele volte a surgir depois da fase inicial, mas ao mesmo tempo, durante a tal fase em que me dedico, os resultados são maravilhosos pois combino produtividade (até porque, como me estou a dedicar ao que tenho vontade, não existe procrastinação) com a inspiração que estou a sentir. E quase sempre volto a ter uma fase em que dou continuidade aos tais projetos, então eu não me preocupo - não é como se tivesse deadlines para os entregar a alguém.

As fases mais recentes de 2020 passaram por:
  • Ler Realm of the Elderlings» RotE é uma coleção de fantasia que me arrasou completamente sem eu contar, especialmente a primeira trilogia embora todas elas tenham excelente qualidade e o plot quase não tenha falhas, se é que tem. Ainda não li a última trilogia porque a vontade morreu um bocadinho, até porque no fim da segunda o final foi feliz o suficiente para eu aguentar parar e dar tempo ao meu coração para recuperar, que bem precisa. Estava a fazer-me mal à alma ler aquilo sem pausas. A sério, a última vez que li livros tão depressa foi há anos, mas eu devorei o primeiro volume da segunda coleção nos 3 primeiros dias do ano!
  • Arte digital e divulgar os meus desenhos» Como mencionei no meu post, comecei a divulgar os meus desenhos em redes sociais, e podem vê-los no [deviantart][tumblr][pinterest], de momento. O deviantart só tem mesmo arte, enquanto que o tumblr e o pinterest também contam com outros trabalhos manuais que faço, com o meu sketchbook e bullet journal do ano passado. Quanto a aprender arte digital, cheguei a ter alguns momentos altos mas como entretanto tive vontade de fazer outras coisas, acabei por ainda não avançar muito.
  • Skyrim» Eu já falei um pouco do jogo [aqui], mas o que interessa é que eu cheguei a jogar Skyrim há anos atrás, quando ainda não sabia jogar quase nada e nem sequer tinha noção de que havia main questlines ou que diferiam de quests secundárias. Eu não pesquisava nada, mal fazia saves (o que num jogo com tantos bugs como Skyrim era um erro grave) e nunca tinha jogado algo assim open-world, então eu basicamente ia para todos os lugares que me apareciam à frente sem noção daquilo em que me estava a meter, explorando e interagindo com tudo como se fosse um bebé a ver o mundo pela primeira vez. Tem a sua piada lembrar isso, é quase nostálgico... pois eu nunca mais vou jogar assim. Mas ao mesmo tempo, por causa disso, eu nunca percebi nada da história. E quando voltei a ter o jogo (há cerca de um ano?), eu ainda dediquei imenso tempo a explorar, experimentar mods e intercalar as questlines mais importantes com outras coisas que me apetecia fazer. Mas a "fase de jogar Skyrim" em que entrei depois da fase dedicada à minha arte fez-me querer avançar com a história finalmente e acabei pelo menos 4 questlines (entre as quais a principal) entre várias que adiantei bastante, e fico contente porque graças a isso acho que finalmente me posso considerar ume verdadeire fã do jogo.
  • Escrever» Mais especificamente... uma fanfic de Skyrim. Basicamente dediquei Março quase todo a isso, e não é que eu estou a ficar surpreendide com o resultado? A minha ideia era não propriamente criar uma história única inserida no universo de Skyrim, mas literalmente recontar a história do jogo, se as mecânicas do mesmo permitissem coisas que só são possíveis com mods ou com a nossa imaginação, sem plot holes, algumas teorias de fãs confirmadas e tudo melhor desenvolvido. Skyrim, mas tão épico quanto desejaríamos que fosse. Also, eu nunca tenho a oportunidade de jogar com personagens não binárias (simplesmente não dá para as criar em jogos) e isto deu-me a oportunidade de imaginar como seria fazer roleplay de uma personagem assim no universo do jogo. Estou a publicar aos poucos - agora publico e escrevo um capítulo por semana - mas apesar de só ter ainda 5 capítulos publicados [aqui], já tenho cerca de 15 escritos e pelo menos 50 planeados. E é fácil escrever, porque não tenho de gastar  muito tempo a pensar na história ou diálogos, algumas coisas são até idênticas ao que aparece no jogo. E como faço questão de não omitir nada, não é necessário uma pessoa ter jogado para compreender a fic - aliás, o ponto é mesmo que sirva para quem nunca jogou ter acesso à história. E sim, isto é uma indireta para vocês lerem ;) Basta que saibam minimamente inglês, e afinal, se não souberem, podem sempre pedir-me para traduzir algumas coisas ^^

Este post até agora parece bastante dissociado do que se está a passar no mundo, especialmente da pandemia do corona-vírus. A verdade é que ainda não me afetou muito e espero que continue assim, e a única mudança que provocou na minha vida é incerteza quando ao futuro e a bem vinda permissão para trabalhar remotamente, ou seja, não saio de casa e desde que continue a produzir trabalho, recebo salário. É uma das várias vantagens da engenharia informática. E sim, estou a roubar horas de trabalho para escrever isto. Mas eu espero sinceramente que esteja tudo bem convosco e com quem conhecem, seja lá quando for que lerem este post. 



Por fim, eu gostava de vos recomendar o mangá Vanitas no Carte, da autora de Pandora Hearts, que muitos vocês leram e adoraram. Posso garantir que o número de plot twists, desenvolvimento das personagens e coisas aue fazem os nossos kokoros desesperar estão todinhas presentes, daí o mangá novo da autora ter herdado quase todos os fãs da sua obra anterior. Mas vamos por partes:
  • Arte» Quem leu Pandora Hearts sabe o quão divina a arte ficou a partir de certo ponto: a maneira como a autora retrata expressões é mesmo intensa, todas as personagens são bonitas ou elegantes mas conseguem ser distintas, a aplicação de sombras e efeitos é agradável, painéis com muitos elementos NÃO ficam confusos e ela continua a incorporar imensos detalhes da época vitoriana e elementos steampunk. Claro está, como este mangá começou a ser lançado após a conclusão de Pandora Hearts, aqui a arte é espetacular desde a primeira página. 
  • Enredo» A tentativa de reescrever as fórmulas do mundo resultou num episódio conhecido por Babel, na criação de vampiros e no aparecimento de uma nova substância cujo potencial ainda está por explorar. Após uma série de conflitos entre vampiros e humanos, foi decidido que os vampiros iriam viver para uma dimensão paralela do mundo dos humanos, embora ainda possam passar para a dimensão humana desde que não causem estragos. Vampiros não necessitam de beber sangue para sobreviver, então os únicos problemas que podem surgir ocorrem quando eles são amaldiçoados e se transformam em monstros. É nesse contexto que os protagonistas se encontram em Paris: Noé é um arquivista (vampiro com a capacidade de ler as memórias de alguém ao beber o seu sangue) que sempre viveu no campo e foi enviado para a cidade pelo seu professor para descobrir mais sobre o livro de Vanitas. Um humano que se dá pelo nome de Vanitas está a utilizar o livro - que supostamente servia para roubar o nome dos vampiros e os amaldiçoar - para devolver nomes roubados e curar os vampiros das suas maldições. Acontece que este Vanitas não é o original, mas as suas intenções e passado ainda guardam muitos mistérios, e portanto Noé decide juntar-se a ele como guarda-costas para ajudar a quebrar maldições... e descobrir mais sobre a sua história. 
  • Ships» Acreditam que eu estou a começar a pensar que o casal que vai ser canon vai ser yaoi? Os dois protagonistas, mais precisamente. Eu não me quero iludir, até porque está claro que neste ponto do mangá que *spoilers, selecionar para ler* já há sentimentos sinceros entre o Vanitas e a Jeanne (que começaram da pior forma possível, e a falta de consentimento e atitude predatória do Vanitas foi o que me fez e ainda faz um pouco desaprovar esse ship) *fim dos spoilers*. Portanto, também não me surpreenderia se o casal canon fosse esse casal hétero. Contudo, a evolução está a ser um bocado rápida para o que eu esperaria da autora, e quase todas as oportunidades criadas por esse casal que supostamente seria canon servem para o Vanitas questionar os seus próprios sentimentos, recordar coisas ou ter certas conversas que depois 1) são ditas pelo narrador em cenas em que aparece o Noé, ou 2) são escutadas/vistas pelo Noé que começa a pensar nos seus próprios sentimentos ou diz coisas ao Vanitas que muito sinceramente poderiam ser consideradas românticas, e as reações do Vanitas são mais do que apropriadas. Eu acho que a autora está a tentar dar pistas subtis de que eles é que vão ficar juntos, ou então quer brincar com a nossa cara e criou um ship hétero para despistar. E sinceramente? Há quanto tempo que eu não ficava tão viciade num ship... Eu espero, do fundo do meu coração, que este ship Shiro/Kuro seja canon, mesmo que termine com Bury Your Gays como é quase certo que vai acontecer. Oh, e sabem que uma das maneiras como o título japonês do mangá foi traduzido é "Memories of Vanitas"? Pois, e como já disse o Noé tem a habilidade de ler as memórias de alguém a beber o seu sangue, e no mangá o Vanitas já deixou claro que o Noé está completamente proibido de beber o sangue dele. Para isso acontecer no futuro, provavelmente é porque vai começar a confiar mais nele, ou algo assim... AAAAAAAAAHHHHHH simplesmente vejam a primeira imagem colorida pelos fãs e digam-me se aquela porra não é romântica!!! Eles literalmente dançam juntos num baile, ok?
  • AMVs que recomendo» [On my Way][I hate that I love you][I hate you, I love you][To my grave][Butterflies][Judas][w&b | Vanitas][Ships in the night][Immortals][I'll be running][Eternal sun]  ||| SMALL AMVS/LOOP: [Blue skies][Disturbia][Noé][Bad guy][dark matter][I'm stronger than this]
  • Páginas do mangá (coloridas pelos fãs, o texto do link são os créditos)» [OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][OverLofka][Hanaa-chan][Yamori][Yamori][Nona][Nona][Rina]

Também pensei em recomendar Castlevania, um anime da netflix inspirado no jogo que até agora tem 3 temporadas, uma animação fabulosa, é sangrento e cruel com as personagens (especialmente as masculinas, na verdade) e está a ser muito melhor do que eu esperava. Also, o Alucard é bi e eu e a maioria dos fãs temos um OT3 do qual não tencionamos abdicar >.<

Bem, é isso por hoje. Jaa!

Comentar com: ou

4 comentários:

  1. YOOOOOOO ANY O/

    Caraí quanto tempo! Confesso que dei umas stalkeadas por aqui pra ver se tinha post novo, mas nada! Se não fosse tu ir lá no face, eu ainda estaria achando que não tinha atualizações!

    "dá-me mais resultados dedicar-me às coisas que me apetecem fazer na hora" Eis que é exatamente assim que eu faço as coisas desde sempre shaushuashua. Nunca consegui ser certinha de ter e seguir uma grade de horário, pra mim acaba sendo mais fácil eu fazer o que eu decidi na hora do que me programar pra algo shaushuahu

    Acho q eu tô confundido o conceito de mundo aberto no item sobre Skyrim, pq tu disse q nunca jogou um game assim, mas eu pensava q The Witcher fosse mundo aberto (e se n tô enganada tu mencionou em algum post q tava jogando ele). Aliás, falando em jogo esses dias vi a gameplay de Nioh 2 (é tipo um dark souls versão japão antigo), e fiquei babando pelo jogo! Dá até pra personalizar o personagem, coisa q eu adoro fazer shaushuashua Além disso, tô louca por Cyberpunk 2077! Vi uns trailers e descrição sobre como o jogo vai ser e parece q vai dá pra explorar e fazer muita coisa!

    Mas confesso que ultimamente ando longe do play4, apesar do BR estar em quarentena minhas aulas tão rolando online e os professores tão tacando conteúdo como se não houvesse amanhã... Aí fica difícil jogar tempo fora no play4. O último jogo que consegui zerar foi Detroit Become Humam (aliás, super recomendo!), e ainda tenho que terminar do Homem Aranha!

    ENFIM, sobre o famigerado corona vírus..... Fico feliz que por aí as coisas estejam bem, na verdade tava até um tantinho preocupada aí com Portugal, pois vocês tão do ladinho da Espanha que tá passando por um surto bem tenso. Bem, pelo menos é o que os jornais aqui tão noticiando, que a situação da Itália e Espanha tá um completo caos.

    Aqui no Brasil.... Bem, como eu posso explicar a nossa situação..... Acho que dá pra dizer que as coisa andam bem... Empolgantes / agitadas!? De um lado temos gente fazendo quarentena de boas, de outra temos gente se aglomerando em manifestações para terminar com a quarentena (isso foi mais no início, aí depois rolou umas manifestações com carros e motos pra evitar o contato humano e agora deu uma acalmada), aí de um lado temos figuras políticas usando o corona como arma política ~tanto pra dizer que tem que fazer quarentena, quanto pra dizer que quarentena vai ferrar com a economia~ (basicamente aqui no BR o corona vírus tá se transformando num discurso muito mais político do que epidemiológico), e até essa segunda a gente achava que o nosso ministro da saúde seria demitido :D..... Ah, e teve ainda um biólogo BR que fez uma live no youtube falando sobre uma pesquisa de projeção do corona vírus e bem.... A galera interpretou o vídeo errado e a internet BR pegou fogo (isso tomou proporções tão grandes que ele foi até convidado pra dar entrevista num canal de tv aqui ~pertencente ao estado~)

    Esse é o resumão de como as coisas estão por aqui! Mas, apesar das confusões o brasileiro continua fazendo o que sabe fazer de melhor: MEMES! Se liga só nessas paródias com as aberturas de Pokémon, Dragon Ball GT e Cavaleiros do Zodíaco:

    Paródias:

    1) https://www.youtube.com/watch?v=iu8aPHRhSc4

    2) https://www.youtube.com/watch?v=WXYtKWTF3uU (só pra contextualizar 2 referências desse vídeo: SUS - É o nosso sistema único de saúde, que é público. E Dráusio Varella é um médico muito famoso aqui)

    3) https://www.youtube.com/watch?v=54jkWnSde8o

    O legal dessas paródias é que elas ficaram MUITO parecida com as aberturas originais aqui do Brasil

    ResponderEliminar
  2. Original:

    1) https://www.youtube.com/watch?v=-PlAg8R9TG4

    2) https://www.youtube.com/watch?v=Kxs6ijgIAHg

    3) https://www.youtube.com/watch?v=WCV74ZtLx6I

    Ah, e ainda tem redublagem do Voice Makers: https://www.youtube.com/watch?v=kfFk4nlPqoI&t


    Ok, minha missão de disseminar a cultura memística brasileira está encerrada por hoje hsaushaushau

    ENFIM..... Sobre Vanitas no Carte

    MENTIRA QUE TALVEZ OS BOYS POSSAM SE PEGAR!?????? Confesso q meu sensor shippeiro deu uma leve apitada logo nos primeiros capítulos. E considerando como foi PH acho que é provável mesmo que aconteça, pois a mangaká mostrou, principalmente no final, que ela não fica presa a "enredos convenientes", no final de PH ela não deu um final 100% feliz e perfeitinho como a gente vê nos shounens por exemplo ou nos outros shoujos, ela foi bem mais pé no chão e trouxe um final mais real, com perda de personagens, separação de casais (tipo o Vincent e a Ada que não ficaram juntos)... Então, acho que pode rolar sim!

    Ah, e o traço do mangá tá lindo neh! Aliás, o traço dela me lembra bastante o da Yana toboso, só que mais puxado para o estilo shoujo mesmo. Gosto como os personagens dela (da mangaká de vanitas) tem uma expressão meio melancólica, tipo mesmo que eles estejam expressando raiva ou felicidade, láaaa no fundo eu sempre sinto um tonzinho de melancolia neles, e acho isso muito charmoso.

    MEU DEUS, EU IA TE FALAR DE CASTLEVANIA 3! MEU DEUS O QUE FOI O FINAL DESSA TEMPORADA!???????????? Ok, primeiro: Eu achei super fofo o Trevos e a Sypha, aliás, eu tô tão feliz pela Sypha ser uma protagonista feminina com presença, que fica em pé de igualdade com o Trevor! Na primeira temporada fiquei com medo que ela fosse se tornar uma garotinha protegida, mas tô adorando ver como ela é tratada de igual para igual com o trevos, e como eles compreendem um ao outro muito bem!

    Segundo: SOFRI MUITO COM O MEU NENÊ ALUCARD! Nossa, ele foi a maior surpresa nesse anime! Fiquei tão triste vendo ele se sentir solitário, e aí quando ele finalmente consegue um pouco de carinho TERMINA EM MERDA! O pior de tudo é que aquilo foi apenas um mal entendido por parte dos irmãos (não sei se eles eram irmãos, mas como n me lembro do nome deles vou chamá-los de irmãos pq eles eram muito parecidos shauhsaushuasha). Só que por outro lado eu fiquei chocada com eles trepando, pq eu JURAVA q eles tavam desenvolvendo uma relação fraternal, tipo amiguinhos / irmãos / família, E AÍ ME VEM AQUELA PEGAÇÃO, AINDA MAIS COM O ALUCARD QUE SEMPRE PARECEU MEIO "CONSERVAR A CASTIDADE DELE" SHAUSHUASHUASHUA Choquei, mas achei a situação toda daora, a maneira como eles conduziram aquilo em meio as cenas de ação, foi louco!

    E ainda tem o Hector que DE NOVO se fudeu por causa de mulher! Coitado, ele não pode chegar perto de uma vampira que sempre dá ruim.

    Enfim, só aguardando a 4ª temporada que foi anunciada!

    Kiss

    ResponderEliminar
  3. A blogosfera tá meio morta mesmo né? Mas acho que muita gente ainda bloga, mas a Google é péssima em relação a isso e abandonou o blogger a própria sorte, por isso fica difícil encontrar outros blogueiros. Tudo se resolveria se criassem uma plataforma que indexasse todos os blogs ativos e passasse a sugerir novos blogs pra seguir, tipo a navbar antigamente que você clicava em "próximo" e ele te mandava um blog aleatório, enfim...

    Não vou comentar muito sobre os mangás pq não é muito a minha praia, mas não achei dissociado da realidade não. Se a gente não se distrair da pandemia a nossa saúde mental vai pro buraco

    ResponderEliminar
  4. Anyilaaaaaan cadê você aaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar

Regrinhas - não diga que ninguém avisou: [www]
Este blog é um safe-space, mas também um espaço educativo e de conversa.