Como tem corrido a vida? + Recomendações de links


Vamos começar por responder à questão do título: a vida tem rastejado, não corrido. Vá, não tem sido tão mau assim, mas esta última semana tivemos duas entregas de trabalhos e foi desastrosa >.< 

Eu vou dividir o post em, precisamente, duas partes: A primeira com novidades sobre mim, e a segunda com recomendações de artigos, postagens em redes sociais ou vídeos com que me deparei recentemente e que decidi partilhar convosco. Tal como acontecia na minha coluna de férias [recomendações do dia], todos os links estarão devidamente comentados.

Não fiz nenhum post na semana passada por um lado por ter pouco tempo, e por outro porque não tinha comentários nenhuns nos posts anteriores, então decidi mantê-los por mais algum tempo como iniciais. 

Cliquem em ler mais se me querem ver de cosplay ^~^

Novidades sobre mim

Faculdade:

Tudo estava a correr muito bem até chegar a semana com duas entregas de trabalho no mesmo dia. Mesmo isso podia ter corrido lindamente, se os trabalhos fossem aquela coisa simples que nos tinha sido prometida. Um deles, supostamente, daria para começar e acabar na própria aula - mas afinal revelou-se uma ficha de duas página com exercícios de coisas que devíamos programar em prolog. E essa revelação foi feita no mesmo dia em que saíram os critérios de avaliação do outro trabalho, que supostamente seria só um programinha em #c com funcionalidades REST clássicas, básicas e sem problemas, sendo que nos critérios descobrimos que tinhamos de fazer, sem grande exagero, mais umas 30 coisas do que achavamos que teríamos. Bónus points por termos de fazer coisas que nunca aprendemos e os stores não responderem aos emails com dúvidas. Afinal, faculdade é assim... Portanto é, esta semana tive de trabalhar de manhã à noite todos os dias e nem consegui estudar em condições, exceto no sábado e sexta a tarde, por razões que já vão perceber no tópico seguinte. Em que estado é que os trabalhos foram entregues? Muito incompletos, mas tenho esperança de eu e os meus grupos ainda arrancarmos uns pontinhos. O que vale é que não fomos os únicos a desesperar, não há nenhum nível de preparação que nos consiga fazer prever que os stores vão avaliar coisas que não tinham sido pedidas no enunciado.


Cosplay + Iberanime:

O Iberanime é um evento otaku e gamer que ocorre todos os anos, e este ano foi sábado passado. Eu comecei a preparar-me para o cosplay que queria fazer de Phos, do anime [houseki no kuni], desde abril do ano passado. Aliás, em parte foi isso que me motivou a fazer ginástica e com sorte emagrecer um bocado, e embora não tenha notado uma mdança muito grande no meu físico a nível de aparência, estou contente por ter recuperado habilidades que tinha perdido ^^ Em todo o caso, foi um filme: Tive de cortar e preparar a peruca - aquela coisa que vem totalmente diferente do que enconmendamos, improvisar um suporte, comprar maquilhagem, fazer a própria roupa (sim, fui eu que fiz, o que se nota comparada com os fatos comprados), convencer a minha mãe a fazer-me a maquilhagem porque eu não tenho jeito nenhum... E ainda fazer o sacrifício de não coçar os olhos nem usar óculos enquanto estava com o disfarce. Mas valeu mesmo a pena, e quero fazer mais cosplays no futuro. Algumas pessoas pediram para tirar foto comigo e tudo, e eu também pedi a algumas pessoas para tirar. ALIÁS, encontrei uma cosplayer da personagem que dá para considerar quase o interesse amoroso da minha, e tiramos uma foto juntes*, que também partilho aí em baixo. Só partilho as 3 fotos relacionadas com o anime, sendo que na primeira ainda não estava com a roupa vestida, e que a ultima é no evento, com a personagem Cinnabar. E sim, eu não aguentei mais com aquelas luvas porque estavam a escorregar, e estragavam a ideia de que a personagem tinha braços dourados - então decidi fazer cosplay da versão anterior dela, com braços "normais" xD).

* é neste momento em que linguagem neutra dá jeito: dizer "juntas" seria erado porque eu não sou mulher (binária, pelo menos), mas dizer "juntos" também não dava porque não há nenhum homem no grupo...


Sobre o evento, como eu só comecei a participar no ano passado, não posso concordar nem discordar do que algumas pessoas dizem sobre como está cada vez mais fraco. Eu gostei. O quê que tinha lá?
  • Bancadas para artistas vender merch: Muita gente lá fazia fanarts yaoi e de ships que eu gostava, incluindo uma das artistas tinha fanarts Sheith e umas 4 tinham de Klance (yup, estou a falar de Voltron). Alguns nomes que apontei por gostar da arte: [Naferatu | store] [Bracari]
  • Montes de lojas para comprar itens de fandoms: tinha coisas de animes, jogos, séries, filmes... Sinceramente, havia de tudo! Peluches, figuras, pins, pósters, acessórios, sacas, camisolas e t-shirts, adesivos...
  • Zonas culturais:... como demonstrações de karaté, exposições de bonsais, lojas com maquetes de lugares no Japão, pessoas do staff vestidas com kimonos.
  • Comida e bebida: havia alguns bares random, mas tal como todos os anos, uma das lojas vendia noodles que se comiam com hashis - os pauzinhos, sim. Mas quem quisesse podia pedir um garfo ;)
  • Área de gaming: Onde as pessoas podiam experimentar jogos diferentes e para consolas distintas, assistir torneios, competir entre si... reparei inclusivamente que uma pessoa estava a jogar numa VR e aquilo que ela estava a ver e fazer estava a ser projetado E narrado para outras pessoas acompanharem.
  • Cosplayers: Em, sem exagero, TODO O LADO. Eu não consegui em momento algum estar a olhar para qualquer ponto à minha volta sem ver uns 4 cosplays pelo menos. Só do protagonista de Boku no Hero vi uns 6 cosplays. E não só havia muita gente de cosplay, como a maioria deles estava bastante profissional. Os meus favoritos foram cosplays "estranhos", tipo [este] ou [este], e cosplays de grupo: casais de personagens, ou grupos de determinado anime - só de Naruto, por exemplo, vi vários, como os membros da Akatsuki ou o Naruto, Hinata, Sakura e Sasuke versão pais. 
  • Workshops: No andar de cima do local. Eu não fui ver, mas sei que estavam a ensinar a desenhar mangás, fazer cosplays... ok, eu podia pegar no cronograma e mostrar aqui, mas tenho preguiça de o ir buscar. 
  • Divertimento geral: Karaoke, o concurso de Para para dance, roletas onde se ganhavam prémios, e alguns jogos que não tinham mesmo nada a ver com animes, como um jogo num insuflável.

Concurso de design:

A Associação de Antigos Alunos do ISEP, que é a minha faculdade, abriu recentemente um concurso para um novo logótipo. O primeiro prémio seria ter as propinas anuais pagas, havendo também segundo e terceiro prémio, e eu participei - hoje vou saber se sou das 6 pessoas que passará à fase seguinte, que será uma defesa Pitch da relação do logótipo feito com a associação e com as coisas pedidas no regulamento. A questão é que, no email que recebi da faculdade a anunciar o concurso, o link do regulamento estava cortado - e quando é que vi o regulamento, numa outra página? No dia em que entreguei a minha contribuição, mesmo antes de entregar. Mesmo assim, eu já tinha andado a fazer o logótipo, com o única informação de que ele era para a AAA. Não é que eu tive a sorte (intuição não-binária?) desgraçada de fazer um logótipo que se enquadrava, sem ver, em tudo o que o regulamento pedia?! Não tive de adaptar nada mal consegui ter acesso ao regulamento! Eu sabia que logótipos tinham de ter significado, e pensei em fazer algum visualmente agradável, dinâmico mas também inteligente. Entreguei o resultado ao lado. De que forma é que se dirige ao pretendido?
  • A seta a apontar para o passado não só transmite dinamismo como  remete para o passado, o que se prende com a ideia de antigos alunos. 
  • A seta são 3 A's uns dentro dos outros, simbolizando o nome da associação, que é precisamente referida frequentemente como AAA.
  • Era suposto o logótipo remeter para as 3 palavras-chave da associação, que eram Valor, Visão e Missão. Ora, a seta já remete para a conexão com o passado, logo, para a missão. Onde está visão e valor? Nos V's que podem ser interpretados se virmos os A's ao contrário. Esta é que foi a maior coincidência da minha vida, pois eu nunca teria adivinhado essas palavras-chave e só vi que o logótipo tinha de ter conexão com elas antes da entrega...
  • A forma como a sigla ISEP está escrita a decrescer também transmite um ar de dinamismo, combinando com a seta.
  • As cores que eu escolhi também se enquadraram por coincidência na palete de cores permitida no regulamento: azuis, cinzas e cores de tijolo. Prometo nunca mais me queixar da minha falta de sorte >.< E o logótipo também fica bem em preto ou branco, sendo que eu submeti uma segunda versão preta, já que era possível ter até 3 participações por pessoa. 
Conclusão? Quer passe à segunda fase ou não, já fiquei contente por ter participado. Embora dinheiro fosse bem vindo...

Tenho acompanhado:

Yato, de Noragami
[fonte]
  • Steins;Gate0» Já acabei essa preciosidade e, embora haja um ou outro ponto que não me tenha atraído tanto como a primeira temporada, eu adorei ver o ar depressivo do Okabe e a maneira como tudo está encaixado de maneira a fazer perfeitamente sentido.  Também gostei da atitude que a Mayushi tomou no final. 
  • Noragami» Já vou no capítulo 45 do mangá, o que não é nada mau ^^ Sem dúvida neste ponto já estou demasiado prese para parar de ler, mesmo tendo outras obras à minha espera, como a nova obra da mangaka de Pandora Hearts, Vanitas no Carte. E estou a achar interessante toda a treta com o pai do Yato, a participação da Bishamonten e das suas Shinki, o desenvolvimento do Yukine... está tudo lindo jet lfukf  p kfmh oçnwçs!!!
  • Akatsuki no Yona» A nossa princesa da cabelos vermelhos amadureceu demasiado para o meu coração aguentar, em todos os aspetos: valores, romance, objetivos de vida... foi lindo ver o discurso dela sobre como não se queria vingar pois preferia proteger o reino que o seu pai também defendêra. E é ainda mais maravilhoso ver como ela conquista o respeito de toda a gente com a sua determinação férrea e coração enorme. 
Não tenho acompanhado Kuroshitsuji, mas provavelmente é melhor assim, porque pelos spoilers os capítulos têm acabado de forma de cortar o coração e mais vale deixar acumular, pois parar de ler não deve ser fácil. Com pena minha, não tenho acompanhado grandes comics. E hoje com um bocado de sorte vou começar e acabar o anime de Madoka Magica :)

Também tenho acompanhado a esperança que regressou a Klance shippers, tudo graças a [este] póster oficial... O link explica porquê >///< Das duas uma, ou eles vão mesmo ser um casal e Voltron arruina-se da [representatividade problemática da última temporada] (outro casal lgbt+ também contaria), ou vai ser o maior exemplo de queerbaiting que alguma vez existiu na história. Ou Klance vai ser real, ou o negócio vai sugar os fãs até à última gota...

Recomendações
Yato e Yukine, de Noragami
[fonte]
Vídeo - On the nature of Daylight | [www | www]
Uma coreografia da música "On the nature of daylight", dançada por Igone the de Jongh e Raphael Coumes-Marquet. Adoro a música, e amo a coreografia. Infelizmente o segundo link, que é o que tem má qualidade, é o que tem os ângulos da câmara que prestam e poucas transições (detesto transições em vídeos de dança porque interrompem a minha imersão nela). Então estou a por o primeiro link só pela boa qualidade, mas se aguentarem, vejam o segundo.

Artigo - Cientistas produzem ratos só com duas mães | [www]
O título do artigo já diz tudo. Quem sabe se num futuro próximo casais de mulheres cisgénero não poderão ter filhos biológicos... Nem para isso homens cis serão precisos, e já ninguém poderá usar aquele argumento lgbtfóbico de que "2 iguais não fazem filhos!" xD

Post curto - Vencedora de prémio da ONU ignorada pela mídia | [www]
Angélique Namaika é uma mulher do Congo que recebeu um prémio da ONU por ter andado de bicicleta a atender, como enfermeira, mulheres vítimas de violações/estupro, de violência física e psicológica, e vítimas de guerra. E por alguma razão """"desconhecida"""" ninguém tem falado nela. Segundo [este artigo], começou a fazer isso desde pequena e já ajudou mais de 2 mil mulheres. Parte da sua motivação vem das coisas que ela passou, mas não só.

Vídeo - Jornada do grupo de dança brasileiro Zurcaroh | [www]
Foi a Hina-clone que me apresentou a esse grupo ^~^ Dizem-se um grupo de dança, mas sinceramente bem que se podiam dizer de acrobáticas, pois todas as performances são ousadas, loucas e diria até arriscadas. São muito muito muito muito muito muito bons, e esse vídeo tem todas as atuações com que participaram no America's Got Talent. Não só isso, no começo do vídeo é explicado como surgiu o grupo, e até é uma história bastante inspiradora de gente-que-estava-na-merda-mas-tomou-as-rédeas-da-própria-vida - portanto, dá para considerar que todos os membros são incríveis a vários níveis.

Artigo - Portugal é o país com mais mulheres nas ciências | [www]
Tal como o título diz, Portugal é o país com mais mulheres a formar-se em ciências, e muitas delas exercem a profissão na área, mesmo dado o desemprego e os salários miseráveis. Embora hajam disparidades dentro das engenharias e ciências - sei por experiência própria quão poucas raparigas há no meu curso - de maneira geral, não só o número de mulheres nas ciências é elevado comparativamente aos outros países como é superior ao número de homens. E essa é uma grande notícia, considerando que em muitos lugares no mundo as mulheres ainda são desencorajadas de seguir esta área, quer explicitamente, quer através das coisas que são educadas a fazer. Provavelmente essa é uma das razões pelas quais tanta gente em Portugal dispensa o feminismo, ignorantemente... E mesmo lamentando o facto de que o estudo não considera realmente mulheres, mas pessoas registadas como sendo do sexo feminino (o que me incluiria), não deixa de ser relevante.

Artigo - Vídeo do Salão Erótico de Barcelona denuncia pôrno machista | [www]
Quando a própria indústria denuncia os seus problemas e urge por soluções: é isso que faz o Salão Erótico de Barcelona, ao criticar o facto de as pessoas em Barcelona (e não só) aprenderem sobre sexo através da pornografia, que muitas vezes normaliza coisas como violações. A letra também diz duas coisas: que ou em Barcelona começa a haver educação sexual, ou a própria pornografia muda.

Yukine, Hiyori e Yato
[fonte]
Artigo - UN Says Climate Genocide is Coming, but it is actually worse than that | [www]
Versão resumida? O cenário apocalitíco que tinha sido previsto para o nosso planeta em 2040 como "aquilo que podia dar errado se a Terra aquecesse mais do que 1,5 graus Celsius" afinal é o good-ending. Esse cenário é, pelos vistos, inevitável a esse ponto. A questão é evitar que seja ainda pior que o previsto... O texto enumera grande parte das coisas que podem correr mal... e é um texto longo. Assustem-se se quiserem, OU gastem melhor o vosso tempo e leiam o meu post sobre [como ajudar - guia inclusivo zero waste].

Artigo - Pais idosos felicitando aniversário da filha trans | [www]
Aconteceu isso que é dito no título, e esse desejo de parabéns suscitou reações variadas, desde admiração e respeito a mensagens de ódio. Eu decidi divulgar este post por várias razões: 1) Mostra que idade não determina preconceito, e que mesmo quem cresceu num ambiente mais mente-fechada vai a tempo de aprender, se assim quiser e aproveitar as oportunidades que surgem para tal 2) Mostra que não é preciso uma pessoa trans conformar com os padrões de género normativos, fazer modificações corporais ou ter qualquer tipo de passabilidade cis para ser realmente do género que afirma e respeitada como tal 3) Mostra como responder aos trolls e aos preconceituosos com estilo ;)

E pronto, chega de escrever. Ainda quero ver MadoMagi hoje e acabar de estudar uma coisa, e já não é nada cedo... Jaa!

Comentar com: ou

5 comentários:

  1. YOOOOOOO ANY-CHAKUN! ~notou a fusão do chan com kun, pra tentar criar algo neutro e inovador aqui!? shaushaushau~ (é, eu sei ficou uma merda)

    "coisas que devíamos programar em prolog. E essa revelação foi feita no mesmo dia em que saíram os critérios de avaliação do outro trabalho, que supostamente seria só um programinha em #c com funcionalidades REST clássicas".......... Sinceramente, eu nunca boiei tanto em um parágrafo, cê tem certeza que é português que tu tá falando!?

    "Afinal, faculdade é assim".... Eu devo é tá fazendo uma faculdade errada então.... Confesso que meus professores respondem nossos emails com dúvidas e bem.... A princípio só nos cobram o que nos ensinam (apesar que eu andei observando que isso é mais uma conduta dos professores de veterinária, porque na minha universidade tem direito também e meus dois primos fazem esse curso e dizem que as criaturas andam e cagam para os alunos, principalmente aqueles com doutorado)

    Enfim, te desejo boa sorte com os trabalhos! De longe o que tu tá aprendendo é algo que eu jamais conseguiria ter paciência ou o mínimo de talento para realizar , além de que na minha visão devem ser coisas extremamente difíceis, então te admiro muito por tá seguindo esse caminho. BEM, FORÇAS AÍ E QUE TUDO DÊ CERTO O/

    ~chorando num cantinho porque eu moro num fim de mundo então num rola eventos assim aqui~

    QUE COISA MAIS AMADA O COSPLAY <33333333 Aliás, é impressão minha ou tu é bem alta!? Sei lá, pela foto tive a sensação de que tu é mó alta!

    QUEEEEE SHOOOOOOOWWWWWW O TEU SLOGAN PRO CONCURSO! SÉRIO FICOU MUITO LINDO, adorei as cores, adorei o estilo deles, e nem desconfiava do tamanho simbolismo até tu explicar os detalhes! Sério, ficou muito show, tomara que tu consiga ser selecionada <333333

    P.s: "propinas" confesso que dei uma mini rosadinha com a palavra porque aqui no BR a gente geralmente usa essa palavra pra dinheiro ilegal (vulgo desviado) que os políticos conseguem shaushuashaushuahsu

    CARALHO EU TERMINEI STEINS GATE ZERO E TÔ É CHOCADA COM TUDDDOOOOOOOOOO! Confesso que teve certas coisinhas que eu teria feito diferente, mas essa temporada foi a que mais conseguiu me fazer ter sentimentos intensos, tipo uma hora eu tava rindo, outra eu tava "MEU DEUS CORRE QUE VAI DÁ MERDAAAAAAA", outras eu tava chorando, sério.... MEU O QUE É O OKABE TODO DEPRÊ!? Adorei a maneira como eles focavam no rosto dele, nas expressões, nos movimentos, toda aquela vibe enérgica dele se foi por completo... Mas adorei também como ele tava mais sincero em relação aos sentimentos dele pela Kurisu, contando porque ele chamava de Christina.... AAAAAAA A CENA DO BEIJO MANO A CENA DO BEIJO, AQUELE EPISÓDIO 8 ARREBENTOU O MEU CORAÇÃO, ELES SE BEIJANDO A KURISU ENVIANDO A MENSAGEM PRA ATRASAR ELA, A GENTE DESCOBRINDO PORQUE ELA NÃO CONSEGUIU DIZER "EU TE AMO" PRO OKABE NA LINHA ALFA! MEU DEUS QUE SUFOCO! Ou o perigo envolvendo a IA da Kurisu e os sentimentos do Okabe, o fato dele mergulhar numa grande ilusão..... MEU DEUS, E ELES REUTILIZANDO OSTS DA PRIMEIRA TEMPORADA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  2. Reza lenda que os novos cap de noragami tão muito bom e que no próximo vai rolar desgraça!

    Confesso que por agora dei uma parada com Akayona pra deixar acumular uns capítulos, assim como Noragami, o único que tô acompanhando é Kuro QUE TÁ MUITO LOUCOOOOOOOOO Yana tá ligada 1000% no sadismo

    Li a parada dos ratos..... GENTE QUE COISA LOUCA É ESSA, COMO ASSIM PRODUZIRAM UM BAGULHO COM UM ÓVULO + CÉLULA TRONCO..... TÔ CHOCADA COM AS MAGIA NEGRA QUE ELES FIZERAM NISSO! E achei boa a sacada deles em pensarem na partenogênese de outras espécies como ideia estopim. Apesar que fico me perguntando se algum dia isso será possível no ser humano, porque pelo visto eles tem que mexer bastante nos genes. MAS, por um lado é interessante não só usar nesses casais (se algum dia for possível usar em seres humanos), mas também naquelas espécies que estão em extinção e talvez não se tenha mais o macho e nem os espermatozoides dele.

    Zurcaroh É MUITO LOUCO! Gente, aquelas criancinhas literalmente voam! Meu deus, chega a dar uns coiso até shaushuahsuashu

    Maneiro essa parada de Portugal, confesso que nem sei como tá a situação aqui no BR, sei que antigamente na minha área era só homem, tanto que minha tia conta que queria fazer veterinária e não pode porque a mãe dela disse que era profissão de homem, porém hoje no meu curso (na minha universidade pelo menos) se vê até mais mulheres.


    Enfim, vou ficando por aqui
    Kiss

    ResponderEliminar
  3. Ohayou ^^ Eu gostei da fusão do chakun, a sério! E eu acho piada à maneira criativa como você usa tratamento neutro haha Vou tentar comentar tudo por ordem, então...

    Prolog e #C são linguagens de programação. Já REST é uma coisa usada para programas que utilizam serviços web. E alguns professores meus também respondem aos emails, mas só alguns mesmo. Ainda assim, não tenho achado o desligamento tão grande quanto me avisaram - antes de entrar na faculdade - que seria. Depende mesmo do stor. Agora, cobrar o que ensinam decididamente não acontece, no meu curso então é mesmo preciso que nós nos saibamos desenrascar porque quando trabalharmos vai ser assim. É impossível aprender tudo sobre computação - então nós temos de aprender à força a procurar como resolver os erros dos programas e a fazer coisas que se calhar nem sabiamos que existiam. Eu também não sei se me daria bem no seu curso, e sinceramente não acho o meu muito difícil, só trabalhoso mesmo. E um tantinho mal organizado, dependendo da cadeira xD Obrigade pela força!

    Eu juro que não sabia que a palavra "propina" era usada assim por aí :o Bem que podia ser ilegal as faculdades extorquirem tanto dinheiro assim... Sei que a partir do próximo ano o valor anual máximo vai diminuir - 200 e tal euros em relação ao que esteve em vigor até agora, que foram 1000 e tal euros - mas mesmo assim provavelmente ainda haverá gente que não pode pagar e fica sem fazer a faculdade. Como é que é a faculdade aí? Tipo, quanto é que se paga? E até à faculdade, o ensino é pago? É que aqu o ensino público não se paga, e nas faculdades publicas pode pagar-se anualmente até aos 100 e tal euros mas mesmo assim é mt menos que nas privadas.

    Hahahahaha é difícil encontrar alguem que seja mais baixo que eu! A segunda foto é que foi tirada de um ângulo mais baixo, portanto parece - ouvi dizer que isso é muito comum entre cosplayers. Pela segunda foto acho que se nota que não sou tão alte assim, mas é bom saber que o ângulo surtiu o efeito certo ;) Eu gostei do resultado realmente, e para o ano, eu e os meus melhores amigos vamos fazer cosplay de Noragami ^^ Prepare-se para ver a Hiyori!

    Nem passei à fase seguinte com o slogan, mas ainda assim eu fico contente por ter participado.

    ResponderEliminar
  4. » continuação:

    EXATO, eu também adorei a montanha de emoções em SG0! É wue embora a primeira tenha tido um choque enorme que supostamente não podia aumentar, esta segunda conseguiu prolongar o sofrimento da escolha do Okabe, uma escolha que lhe tinha custado tanto e mesmo assim não era a certa... Teve mesmo um ar depressivo. Há coisas que eu realmente teria mudado também - tipo expandir aquilo de ele mudar entre a linha temporal com a kurisu e a que ele escolheu par algo ainda mais sofrível. E sim, eu também gostei de como ele estava mais sincero.

    Hoje mesmo vou chegar ao cap mais recente de Noragami ^^ E sim, eu sinto que isto vai dar merda mesmo, estão fenomenais e sinto que me vou converter ao Yatoismo ;) E eu ainda não li a treta toda com a Lizzy, vou mesmo ter de ler, Kuro é o mangá que estou a deixar acumular. Parece que estamos a fazer tudo ao contrário ¯\_(ツ)_/¯

    É verdade, também li que isso dos ratos provavelmente não seria possível no ser humano por conta da manipulação genética pesada, mas ainda é impressionante. EEEEEE você acabou de dizer algo tão genial que quem me dera ter sido eu a lembrar-me, ISSO PODE SER USADO PARA SALVAR ESPÉCIES EM EXTINÇÃO!

    E pronto, em tudo o resto tenho de concordar. Jaa!

    ResponderEliminar
  5. YOOOOOO, aproveitando pra responder o que tu tinha me perguntado do ensino aqui no BR, então senta que lá vem história :v

    É o seguinte: Tanto nos 3 ensinos (fundamental, que vai até os 14/15 anos - Médio, que vai até os 17/18 - Superior / Universidade, que vai até o milagre da formatura acontecer shaushuahsua) podem ser tanto particular quanto público (nesse não se paga nada), no quesito ensino básico (fundamental e médio) público, vai depender da escola, mas num geral é uma merda aqui, não é que nem aí em Portugal que tu tem umas escolas que nem a tua que eram mó topzera, aqui a grande maioria é uma merda (a minha era assim), apenas algumas se escapam e essas geralmente são escolas públicas a nível federal (pois aqui há escolas a nível municipal, estadual e federal, e geralmente as melhores são a nível federal..... Pelo menos dentro do meu estado que é o Rio Grande do Sul, quanto aos outros eu não sei). Já as escolas básicas particulares também vai depender, tem aquelas que são mais baratas, outras mais caras, umas que são melhores do que as outras, depende.... Num geral, o ensino por aqui é fraco, mas há escolas tanto particulares quanto públicas que conseguem se sobressair bastante (mas não são a maioria)

    Já na faculdade, existem as públicas (que são federais) e as particulares. Nas públicas o ensino é de graça, a pessoa não paga nada de mensalidade, porém é uma baita concorrência e tu passar no vestibular (prova pra conseguir uma vaga na universidade e no curso que tu quer fazer) é muito difícil e concorrido. Já nas particulares vai depender da universidade, quanto maior e mais estruturada ela for, provavelmente mais caro será a mensalidade, mas num geral é UM PUTA DE UM ROUBO! Por exemplo, a minha universidade é do interior, ou seja, ela é bem menor se for comparada com outras dentro do meu estado e principalmente se comparada com outras a nível nacional, e dependendo do número de matérias que eu faço num semestre eu acabo gastando uns 2.000 reais! (e a mensalidade só tende a subir!). Sendo que bem... Há pessoas (diga-se de passagem, uma grande porcentagem) que possuem salário abaixo de 2.000 reais, então automaticamente não conseguem pagar por um curso desses, tendo como opção ou conseguir uma bolsa / financiamento (que também hoje em dia tá meio difícil de conseguir) ou tentar uma federal (que acaba sendo mais difícil de passar - tanto que há cursinhos pré-vestibular preparatórios pro povo se preparar melhor para as prova, e que eu nem preciso mencionar que são particulares e que são caros ~pelo menos os topzeros~)

    Enfim, esse é um resumão geral de como são as coisas envolvendo o ensino por aqui, mas só pra ressaltar que isso tudo é considerando a minha região, talvez em outros estados o ensino público seja melhor, as mensalidades das faculdades particulares sejam menores... Tipo, sempre tem aquela exceção.

    Kiss

    ResponderEliminar

Regrinhas - não diga que ninguém avisou: [www]
Este blog é um safe-space, mas também um espaço educativo e de conversa.