Páginas de mangás que mais me marcaram


Ohayou, sapinhos! Hoje sim, vou realmente fazer um post de domingo. Devo dizer que a primeira semana de aulas foi pacífica mas deu a entender que terei muito trabalho este semestre, mas o lado positivo é que vamos aprender a fazer jogos ;) Numa das cadeiras, digo. Em todo o caso, eu tentei não ser descuidade e não deixar a pouca matéria que já demos acumular, portanto todas as tardes gastei umas 3 ou 4 horas a estudar.

Andava há séculos com vontade de fazer este post - que, convém demarcar desde o princípio, contém spoilers. É um pequeno conjunto de páginas de mangás que me marcaram muito. Por norma, a não ser que a história realmente me envolva e haja uma diferença abismal na adaptação, eu costumo optar por ver animes e não por ler os mangás. Porém, recentemente tenho começado a gostar mais de ler os mangás, a não ser que a arte seja pouco atrativa. Gosto dos mangás por causa do número de pormenores, por me ser mais fácil interromper a leitura quando bem me apetecer, porque não tenho de usar fones e porque é incrível como apenas em preto e branco se consegue criar tantos efeitos diferentes e passar emoções tão distintas. Claro, o que trago aqui terá alguns comentários, pois não sabendo o contexto não se sente a mesma coisa que eu senti pelas imagens, e seja como for, não estando a par da história duvido que alguém se identifique com o que eu senti. Mas cá vamos - utilizei a versão colorida das páginas sempre que a encontrei.

OBS: Eu comecei a fazer este post há para aí 2 anos e por alguma razão não me ocorreu sequer colocar os créditos pela coloração. Se alguém souber, agradeço.

{nota: as imagens não estão em sequência}
Começando com No.6 - o mangá que me tornou fujoshi (ou devo dizer [fujin]?), me fez questionar a minha sexualidade e que, acima de tudo, transmite alguns valores significativos para mim. Essa página tocou-me muito. Retrata o primeiro beijo deles, mas a questão nem é essa. A questão é ter acontecido após uma conversa onde o Shion afirmou que não se arrependia nada de ter ajudado Nezumi há anos atrás, e que todas as dificuldades que sucederam só o tornaram uma pessoa melhor. Conseguem imaginar a cena? O timing perfeito? O Shion a dizer tudo isso, a agradecer a Nezumi o facto de se terem conhecido, a levantar-se, e a beijá-lo. E depois há todos aqueles sentimentos despertados no leitor: surpresa por ter sido o Shion a tomar uma atitude, ternura perante um beijo tão delicado e que diz tanta coisa, e até tristeza... Pois, ao contrário do que o Shion disse, aquele não foi um beijo de boa noite: foi um beijo de despedida de despedida. Ele ia deixar o Nezumi e sacrificar-se mais uma vez para salvar a sua melhor amiga. Os leitores sabem, o Shion sabe e mesmo assim finge, o Nezumi sabe que ele está a fingir... E quando o Nezumi começa a chorar, espantado por ter uma fraqueza e essa fraqueza ser uma pessoa, é de partir o coração.

{nota: lê-se da direita para a esquerda, começando pela página da direita}
Uma página do antepenúltimo capítulo de Naruto, que me tocou muito mais que os dois últimos capítulos. Deixem-me contextualizar essas páginas: O Naruto e o Sasuke decidiram acertar contas depois da guerra ninja acabar, e nessa cena tinham acabado de lutar para decidir quem era mais forte (versão resumida ^^). Como são ambos muito poderosos, err... acabaram esgotados, incapazes de se mexer. E sem braço, como podem ver. Isto após eles terem conversado e o Sasuke admitir o quanto Naruto sempre foi especial para ele, revelando as suas verdadeiras intenções por trás de tudo. Foi um momento de reconciliação realmente impactante, mais ainda por vermos que o sangue deles está unido, tal como o destino de ambos. Esta foi literalmente a página final do capítulo - conseguem imaginar como eu fiquei HISTÉRIQUE após ver essa página (a da esquerda) e perceber que teria de esperar uma semana inteira para ler o resto?! E o sorriso deles? Foi uma cena que até me fez ver o Sasuke como alguém mais simpático, alguém com sentimentos além de vingança, e a sua atitude foi tão querida que deixou claro que o laço que ele tinha com Naruto ainda era o mais importante. A sério, eles deviam ter sido um casal. 

{da direita para a esquerda, começando pela página da direita}
Estas são páginas de um mangá que eu não li, Donten ni warau (só vi o anime). Se tivesse lido, se calhar seriam ainda mais tocantes. Encontrei a versão colorida no tumblr e montei numa sequência, e mesmo que a minha interpretação esteja completamente errada, cá vai o que eu entendi dessa sequência de imagens e diálogos: O Tenka já chegou a ser torturado, isto após ter sido separado dos irmãos (tudo bem até aqui), e provavelmente sofreu IMENSO por não revelar uma certa informação ou por servir de cobaia para as células do Orochi. Entretanto, mesmo após esse período passar, as feridas permanecem - tanto as psicológicas como as físicas (aquela cicatriz é aterradora e já fala por si). Não dá para voltar atrás, não dá para recuperar o que perdeu, não dá para esquecer o que sofreu. E ir ao túmulo dos pais para lhes pedir um elogio, um reconhecimento por tudo o que ele teve de suportar, mesmo sabendo que mortos não podem falar, transmitiu-me uma onda de desespero que raramente consigo captar em histórias.

{nota: as páginas não estão em sequência. A da esquerda é de quando se reconhecem, a da direita, de quando se despedem}
Esta foi a primeira cena que me abalou em Akatsuki no Yona. Yona já foi uma princesa inocente que amava Soo-won, esse rapaz aí, e que perdeu tudo. Quem roubou a felicidade dela? A pessoa que ela amava. Soo-won mata o seu pai, por motivos que não irei abordar, e toma o trono para si. Antes da coroação, o "rei" fica a saber que Yona morreu, mas meses mais tarde, encontra-a numa cidade. Aliás, chocam um contra o outro, e reconhecem-se. Foi algo arrepiante. Yona teve de se encontrar com um fantasma do passado, que lhe roubou tudo o que tinha, mas por quem ainda tinha alguns sentimentos, nem que seja apenas como "a pessoa que eu já amou". Já Soo-Won depara-se com alguém que também lhe foi muito importante, supostamente estava morto, e vê o quanto ela mudou e teve de amadurecer para sobreviver. Na página da direita, no capítulo seguinte, é quando o rei diz que entenderá caso ela o queira matar, mas que não pode morrer enquanto não cumprir o seu objetivo, e por isso despede-se. O momento é extremamente delicado: nenhum deles sabe o que dizer ou o que fazer, não se tentam matar quando se calhar deviam, e separam-se mesmo depois de compreenderem o que estava a acontecer. Foi essa a cena que me fez viciar em AkaYona, e neste momento o mangá ja evoluiu imenso e eu adoro os momentos em que esses dois se cruzam e interferem nos assuntos um do outro.

{nota: ler da direita para a esquerda, começando pela página da direita. Em tamanho original, as páginas começam aqui: www}
Pandora Hearts, o mangá que atropelou os meus sentimentos. Eu já estava a prever que eles (o trio) se iam separar, e que mesmo tendo planeado fazer uma festa de chá quando os problemas com o abismo estivessem resolvidos provavelmente sabiam que não seriam capazes de a concretizar. E após o sonho que Oz teve em que todos estavam vivos, juntos e felizes, a despedida foi ainda mais dolorosa. Mesmo contando com ela, doeu para c******. A amizade deles cresceu tanto ao longo do mangá, ultrapassaram tanta coisa juntos, sabem tanto e fizeram tanto uns pelos outros, e depois, apenas por uma questão de dever, tiveram de se separar. É verdade que depois a autora é mais gentil, não vou revelar porquê, mas tudo o que eles dizem - sobre o que ficou por fazer, sobre o pouco tempo que tinham para se despedir, a citação de Oz "Ser capaz de chorar assim... É isso que significa ser feliz" - e mesmo o que não dizem, juntamente com uma arte tão bela, fez desta uma das despedidas mais tocantes de sempre. Quem quer saber da despedida final de No.6 quando pode ter esta? muahahaha

{A ordem é irrelevante, as imagens do mangá são mesmo lado a lado. Arte por [Vermeille Rose]}
Eu não sei como elaborar isto, mas praticamente todos os fãs de Kuroshitsuji ouviram falar da teoria dos gémeos - ou seja, de que Ciel tinha um gémeo. Pois bem, essa foi a cena relativamene recente e fdp que não só confirmou isso (ainda não sei como é que os fãs chegaram lá, mas ok...), como revelou que o nosso "Ciel" não é o Ciel verdadeiro, tendo assumido a identidade do irmão quando este supostamente morreu. Ah, sim, porque para todos os efeitos o irmão voltou dos mortos, daí o horror do nosso protagonista. Estão a ver aqueles plot twists que nos agarram o coração e não largam mais? É, esta cena foi um deles. 

{primeiro leiam a página da esquerda. O edit colorido é de [big rocks district]}

Entãooo... se ships não servissem para sofrer, para quê que serviriam? >.< Embora eu shipe mais Phos, a personagem de cabelo curto, com outras duas. Pensei aliás colocar a cena em que Antarc, a outra personagem com quem shipo Phos, morre, mas essa cena já foi adaptada para o anime e a relação com essa ruivinha, Cinnabar, sempre foi significativa para dirigir o enredo. Afinal, foi por causa de uma promessa que Phos lhe fez que começou a mudar, ao ponto de se ter tornado quase irreconhecível e ter objetivos opostos aos iniciais. E quando finalmente parece que ia cumprir a sua promessa, Cinnabar recusa-se a aceitá-la, pois não acha correto trair o mestre delus. Ou seja, uma ligação tão importante partiu-se nesse momento, e agora as duas personagens estão em posições opostas de uma guerra entre dois povos. Mais do que emoções fortes, essa cena transmitiu-me frieza,  rejeição, insensibilidade e desorientação da parte de Phos, e valores muito altos detidos por Cinnabar. É uma cena que magoa, mas que não faz ninguém chorar - magoa pela sua dureza. Se quiserem saber mais sobre Houseki no Kuni, podem ver [aqui] a minha mega-resenha.


Ainda pensei em escolher uma cena de Baraou no Souretsu, mas como o mangá não está completo online e já não leio há imenso tempo, não saberia explicar a cena devidamente xD Portanto é isso. Digam-me se já leram algum desses mangás e de que páginas mais gostaram!
Comentar com: ou

6 comentários:

  1. YOOOOOOO ANY-CHAN O/ (p.s: Tipo, eu posso continuar usando o "chan" no teu apelido, porque eu sei q ele é palavra feminina e não neutra no japa então fiquei me perguntando se eu tenho que retirar ele ou se posso deixar!?)

    "tentei não ser descuidada e não deixar a pouca matéria que já demos acumular, portanto todas as tardes gastei umas 3 ou 4 horas a estudar" Queria ter esse nível de organização, mas no final deixo acumular e resulta comigo virando a noite e acordando 5 da madrugada pra terminar de estudar desesperada. Apesar que agora eu tô fazendo farmacologia e como é uma matéria MUITO pesada eu estou estudando com mó antecedência, porque é muito medicamente, é muito mecanismo envolvido.

    Enfim, boa sorte com a matéria, confesso que sempre tive curiosidade em saber como se criam jogos xD (aliás, vocês vão aprender num geral ou para uma plataforma específica!?).

    Caraca me sentindo um lixo aqui porque não me lembro de mais nada de No;6 Ç-Ç DESCULPE POR TE DECEPCIONAR! Enfim, do pouco que me lembro, uma coisa que sempre me surpreendeu foi o fato do Shion inicialmente ter aquele esteriótipo de "menino puro e passivo", mas no final aos poucos ele se mostrou ser mó maduro, principalmente em relação aos sentimentos dele, tipo ele nunca teve medo / receio de mostrar o lado humano dele, a sua parte mais sensível, ao contrário do Nezumi que via isso como uma espécie de fraqueza.

    "A sério, eles deviam ter sido um casal" NÃAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO NÃO, NÃO NÃAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO COMO ASSIM CASAL!? (p.s: Só pra deixar claro esse meu surto negativo não é de raiva é de zueragem mesmo shuahsuahsua). Enfim, tá aí um personagem que não me desce por nada nesse mundo: SASUKE. Tipo, meu problema num possível cenário SasuNaru não é o shipp em si É O SASUKE! É meio engraçado, pois racionalmente eu entendo completamente o personagem e acho o background dele um dos melhores e bem desenvolvidos, a história e atitudes dele são muito plausíveis, mas sentimentalmente eu tenho é ranço do Sasuke, eu entendo o personagem, mas não consigo gostar dele e automaticamente não consigo shippar ele com ninguém... É basicamente um "Uchiha bom é uchiha morto"(er.... Sim, sabe aquela frase que tem aqui no BR de Bandido bom é bandido morto, então virou meme em Naruto com os Uchiha, principalmente por causa do Segundo Hokage que odiava eles, então criaram esse meme versão uchiha ~p.s: MAS O ITACHI MOZÃO MERECIA VIVER~ ~p.s 2: A frase é polêmica, mas o meme é bom!~)... Enfim, é literalmente um sentimento de amor e ódio que tenho com o Sasuke.

    MAAAAASSS, focando na cena, foi sem dúvidas uma das melhores cenas de Naruto, me lembrou até do "amv oficial" que saiu anos atrás sobre a batalha final deles dois (https://www.youtube.com/watch?v=nk5hIL8_HTQ&t=). Apesar que pra mim em Naruto nada supera as cenas: 1) Do Itachi morrendo, 2) Do Jiraya morrendo (pqp até hoje eu fico puta com o Kishimoto por ter matado ele), 3) Do Naruto se encontrando pela primeira vez com o pai dele, 4) A cena em que o Naruto junto com o Sapo Gigante (me esqueci do nome) se transformam na Kyuubi na luta contra o Gaara no clássico, 5) Naruto conhecendo a mãe dele, 6) Naruto se despedindo do pai dele depois da guerra (não necessariamente nessa ordem, mas são minhas fav)

    ResponderEliminar
  2. Confesso que nessa cena de AkaYona tudo o que eu conseguia pensar era "MATA O DESGRAÇADO, NUM VAI ME TER UMA RECAÍDA AGORA, SE LEMBRA DO PUTA HOMEM QUE TÁ DO TEU LADO, SE LEMBRA DO HAK, E METE A VOADORA NA FUÇA DESSE PRIMO DESGRAÇADO".... Sério, me subiu uns coiso que tu não tem noção shuahsuahsua Mas de longe a minha cena favorita (que, diga-se de passagem, eu SURTEI MUITO, ri de nervoso, ri de felicidade, ri de sofrimento, SURTEEEIIII MUITO MESMO) foi o primeiro reencontro do Hak com o Soo-Won, e o Hak fica mó pistola e mete a porrada em geral e depois no final ainda chora, MEU DEUS EU SÓ QUERIA ABRAÇAR AQUELA COISA LINDA E MARAVILHOSA DE 2D <3

    Cara, essa despedida de Pandora..... DESTROÇOU O MEU CORAÇÃO! Tipo, eles eram o triozinho dinâmico e aí teriam que se separar, sério eu fiquei no chão. Tipo, o final foi bonito porque ele não fantasiou, ele mostrou como as coisas são, mostrou que mesmo vencendo eles teriam que aprender a seguir em frente com as perdas e que por mais doloroso que isso fosse ainda assim o futuro deles poderia ser belo. Outra cena que eu achei linda foi do abismo, quando eles viram que o abismo não era aquela coisa macabra, mas sim algo "iluminado", ou então A SEPARAÇÃO DO MEU SHIPP SOFRÊNCIA VINCENT X ADA, AAAAAAAAAAAAAAA PORQUE EU SÓ ME FERRO SHIPPANDO!? Ou então, o Vincent voltando e morrendo nos braços do Gilbert... AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA SEM CHÃO TOTAL!


    Olha eu não sei de onde brotou essa teoria de Kuro, mas se não me engano uma das tradutoras do mangá em BR comentou uma vez que havia teorizado e compartilhado isso há anos atrás e todo mundo chamou ela de louca e idiota, mas agora ela tá é rindo por ter tido razão em tudo shauhsuashuahusa ENFIM, YANA METENDO O LOUCO NESSE MANGÁ! Tipo, Undertaker trazendo o Ciel verdadeiro a vida, a Lizzy não sabendo que lado escolher e tudo conspirando contra o protagonista... O que eu quero saber é porque diabos o Under meteu o dedo dele nessa história, porque ele quis trazer o Ciel de volta a vida, e o que o Ciel vai fazer agora, porque ele não parece mais ser tãaaaooo inocente e fofo como era antes, ele tá com uma carinha bem manipuladora!

    Obs: Já leu Ng Life!? É da mesma autora de AkaYona, é um shoujo mais leve e voltado pra comédia, mas o romance e os personagens são de pirar o cabeção <3

    Kiss

    ResponderEliminar
  3. Hina-clone!!! >///<

    Antes de tudo, eu já li o seu novo post que ainda não tive tempo de comentar, e morri de rir com a maneira como se referiu a mim xD Você tem mesmo talento para me fazer rir, e adoro a maneira como você assume que não sabe alguma coisa da forma mais descontraída possível. Quem me dera que mais gente fosse assim... Então sim, pode continuar a usar o chan (também pode alternar com kun de vez em quando, se quiser ^^), e em termos de artigos e assim, eu continua a usar femininos para simplificar. Sinceramente, quase todas as palavras que não são pronomes e não dá para aplicar a regra da terminação em "e" eu ainda uso no feminino, por um lado porque é complicado contornar a questão e não são frequentes o suficiente para me incomodar - se combinadas com o resto das palavras neutras - e por outro porque o meu género tem um alinhamento feminino, então não está totalmente errado. De novo, se preferir pode alernar com palavras masculinas se preferir.

    Reparando pela sua citação minha que eu sou mesmo distraíde e que usei palavras no feminino no texto para me referir a mim... Felizmente, eu ainda não cheguei a esse extremo. Nas poucas vezes em que tenho trabalhos que só vºao ser finalizados se eu trabalhar durante a noite, ainda assim prefiro estar a dormir à meia-noite e acordar para aí às 3 ou 4 da manhã. O meu cérebro não funciona a certas horas da noite, estar a estudar nesse tempo seria apenas um desperdício. Mas sinceramente, pelo que vi, você tem-se safado lindamente - vou mesmo ter de comentar o seu post, o meu mérito não chega aos pés do seu. Sinceramente nós para já estamos a fazer para pc, mas não sei se não daria para executar o programa noutras plataformas xD Ainda não tenho grande noção daquela ferramenta. Só estamos nos básicos ainda.

    Eu vou abstrair-me de não te dar um sermão por causa de No.6! >:( Mas bem, pelo menos lembra-se das personagens, e sim, o Shion é das minhas personagens favoritas por causa da atitude dele que contrasta tanto com a aparência como com a sua educação.

    Vou deixar o segundo comentário para falar das páginas do mangá:

    ResponderEliminar
  4. Continuação da resposta à Hinata:

    Na verdade eu tenho de concordar com isso que você disse sobre o Sasuke, ele consegue arruinar qualquer ship xD Com exceção do Itachi, esse meme é bastante adequado rsrsrs Aliás, enquanto que você tem amor e ódio, eu nem tenho amor sequer, mas para mim o facto de ele ficar com o Naruto teria sido o menor dos males (exceto para a Hinata que ficaria sem o seu amor, i guess...), já que não há ninguém com quem o Sasuke se entenda melhor. E mesmo sem ver Boruto, pelo que ouvi, em adultos entendem-se melhor ainda. Oh, eu adoro todas essas cenas que você mencionou... :3 Só tenho de acrescentar mais estas: Quando o team 7 se reuniu na batalha final, e quando o Kakashi perde o team dele em criança e ainda fica com o olho do amigo.

    Eu por acaso acho que nunca pensei isso do Soo-won, e felizmentea Yona naão parece tentada a vingar-se. Maaas já que estamos a falar de interações SooHak, eu gostei mesmo foi da cena em que o Hak estava do lado de dentro de uma muralha qualquer, o SooWon esava do lado de fora, e eles estavam a comunicar ou coisa assim. Já não sei o que acontece, mas eu lembro de na altura ter falado sobre a cena com você. Também gostei de quando eles trabalham juntos para salvar a Lili. Mas sim, a primeira reação do Hak foi de fazer qualquer pessoa tremer!

    Eu devia ter colocado outra cena de Pandora! Aquela em que o mad hatter morre! Foi uma despedida quase tão triste do que a do trio protagonista, e o pior ainda é que também está ligada com a despedida final, já que o Oz também se despediu dele com a promessa da festa do chá que todos sabiam, no fundo, que nunca iria acontecer. Mas lá está, a cena final que mostra uma realidade em que a festa se concretizou só acentuou as perdas da realidade das nossas personagens.

    Eu juro que nunca tinha ouvido que a teoria de Kuro tinha essa origem! A tradutora deve mesmo estar a rir-se, vingança realmente é um prato que se serve frio! >.< Também não sei quais são as motivações do Shinigami mais sexy de todos, maaas deve ter a ver qualquer coisa sobre aquela relação dele com a avó ou com o pai do Ciel.

    E já comecei a ler Ng Life uma vez, mas sinceramente custou-me um bocado a maneira como parecia implicar que o facto de algumas personagens terem mudado de sexo na nova vida delas as impedia de voltar a gostar da pessoa de quem gostavam na vida anterior, pois isso faria com que atualmente sentissem atração pelo próprio sexo/género. Mas pode ser que ainda lhe dê outra oportunidade.

    Jaa!

    ResponderEliminar
  5. Voltando aqui porque tô com tempo pra fofocar então vou aproveitar :v

    "eu gostei mesmo foi da cena em que o Hak estava do lado de dentro de uma muralha qualquer, o SooWon esava do lado de fora, e eles estavam a comunicar ou coisa assim. Já não sei o que acontece, mas eu lembro de na altura ter falado sobre a cena com você. Também gostei de quando eles trabalham juntos para salvar a Lili" SSSIMMMMMM ESSAS CENAS TAMBÉM SÃO GENIAIS <333333 Aliás, adoro também quando o Hak encontra os miguxos dele da tribo do vento pra salvar a Lili e todo mundo fica meio "???????" e "MEU DEUS O HAK" ao mesmo tempo. MAAAAAAAAAAAASSSSS como eu AMO ver o circo pegar fogo e sou favorável ao tendel, eu prefiro ainda a cena do Hak pistolão metendo a porrada em geral :v (é por um desses motivos que amo Psycho pass, PORQUE ELE METE TRETA shaushauhsau)

    PUTTTZZZZZ, o pior que eu nem tinha me ligado desse detalhe de NG Life, eu fiquei tipo "CARALHO ELES RESSUSCITARAM E TROCARAM DE CORPO QUE DAORA" e acabei deixando passar essa parada de "só pq trocou de corpo e virou macho não posso mais amar você".......É que confesso que como era um shoujo eu tava mesmo pela shippação dos protagonistas e meio que "foda-se" o resto e-e''''''''' Mas por outro confesso que até fiquei aliviada deles não terem focado tanto o romance entre os protagonistas que eram namoradinhos na vida passada, porque daí viraria um puta triângulo amoroso com a amiguinha de infância e isso iria me destroçar completamente, porque desde Nagi No AsuKara eu peguei UM TRAUMA ESTRATOSFÉRICO POR QUALQUER GEOMETRIA AMOROSA, sério, tu não tem noção do quão desgraça é aquele anime em questão de shippação (mmmaaaassss, por outro lado se a mangaká não quisesse botar romance entre eles ela poderia ter desenvolvido isso de outra forma e não ter colocado a barreira "tenho uma piroca nas pernas" como desculpa)

    Enfim, era só isso mesmo que eu queria fofocar hasuhsuahsaushua

    Kiss

    ResponderEliminar
  6. Já tinha saudades destas trocas de comentários :3

    Realmente eu tenho noção de que você adora conflitos, e verdade seja dita que eu adoro a adrenalina e a expectativa criada para saber se tudo vai ficar bem ou se vai descambar e vamos perder os momentos suaves e amistosos que foram pontilhando a história. Viva a tretagem! Mas os meus momentos favoritos vão ser sempre aqueles em que a tensão é mais discrta, ou momentos que implicam sacrifício dos próprios sentimentos/desejos ou assim, nem que seja apenas supressão deles. Oh, e sim, sobre AkaYona, eu achei mesmo piada à reação da tribo do Hak >.< E de certeza que é só por isso que gosta de Psycho pass? ;) ~lembrando da existência dos machos alfa~

    Eu estava a achar piada à premissa também, e sinceramente ainda sou capaz de ler alguma vez porque o shoujo parece bom, eu adoro a ideia de trocas de corpos e de vidas passadas, e não pode ser mau considerando a mangaka. Então percebo perfeitamente porquê que não reparou nisso :) Mas era exatamente isso que eu queria dizer, obrigade por transcreveer tão bem a vibe que eu tentei dizer que o mangá me passou por palavras haha

    Falando em triângulos ou wtv amorosos... eu também não sou grande fã, maaaas posso ser se for um casal poliamoroso ou se realmente me surpreenderem à la Korrasami (Mako para quê?), com bónus caso haja representatividade. Mas ainda bem que eu não tinha grande vontade de ver Nagi no Asukara. Agora vou vr se respondo aos seus outros comentário,s só vou responder a coisas suas hoje >.<

    ResponderEliminar

Regrinhas - não diga que ninguém avisou: [www]
Este blog é um safe-space, mas também um espaço educativo e de conversa.